quinta-feira, 5 de junho de 2008

ANIVERSÁRIO

Por Luisa Monteiro


O assunto de hoje tem tudo a ver com o nosso dia-a-dia: ANIVERSÁRIO. Vocês já perceberam que TODOS fazem aniversário todos os anos, mas são poucos os que usam aniversário como um tema a ser escrito ou reportado? Por que será? Bem, ainda não sei, mas do jeito que sou e adoro escrever temas que poucos abordam, fui às pesquisas. Apesar que, todos os temas do blog são assuntos muito bem falados na internet. Mas percebi que temas pouco abordados ou nunca abordados está cada vez mais difícil de se achar.
Tenho buscado muitos temas pra escrever aqui no blog, mas tem que ser interessante pra fazer com que você, meu leitor assíduo, volte novamente para ler o que escrevo e ter a liberdade de criticar ou sugerir se assim desejar.
Mas, deixemos de lado todos os blá, blá, blás e vamos o nosso interessante tema.
Bom, escolhi esse tema essa semana porque hoje é o meu aniversário (E, de muitos outros também), então parabéns pra mim e pra todos os que aniversariam hoje.

“Se não guardamos a data de aniversário de quem nos é importante na memória do coração, não vale a pena escrevê-la na agenda”.
(Jeocaz Lee-Meddi
)

De acordo com a wikipédia, aniversário é a repetição do dia e do mês em que se deu determinado acontecimento. Num sentido mais geral, refere-se à comemoração de periodicidade anual de qualquer evento importante, como o nascimento de alguém, a morte de uma personalidade, o fim de uma ditadura ou uma batalha.

É um evento comemorado por muitos tipos de cultura ao redor do mundo. No Brasil, em aniversários de nascimento de uma pessoa, é comum que se faça uma festa e todos cantem ao aniversariante a canção "Parabéns Pra Você". Algumas religiões não recomendam e outras nem toleram a comemoração do aniversário.

Em algumas culturas, o aniversário é comemorado 9 dias após a data de nascimento, o que traria mais sorte e felicidade no ano seguinte.

A definição que encontrei para a palavra aniversário natalício foi: dia correspondente ao do nascimento da pessoa ou aniversário desse dia. Em alguns lugares, o aniversário do nascimento da pessoa, especialmente de uma criança, é celebrado com festa e presentes. Não é uma prática bíblica.

Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas - nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão.
Os gregos criam que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam essa idéia. O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos. Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual.

Nasci no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. No ano de 1970, época em que aconteceu a crise do petróleo, o que levou os Estados Unidos à recessão, ao mesmo tempo em que economias de países como o Japão começavam a crescer. Nesta época também surgia o movimento da defesa do meio-ambiente, e houve também um crescimento das revoluções comportamentais da década anterior. Muitos a consideram a "era do individualismo". Eclodiam nesta época os movimentos musicais do Rock and Roll, das discotecas, e também do experimentalismo na música erudita.

Meu nome foi escolhido pelo meu avô Materno Orlando, para homenagear a minha avó paterna LUISA que falaceu antes me conhecer, o significado de Luisa é Guerreira Gloriosa.

Sou do signo de Gêmeos, o primeiro signo da trilogia do Ar, possui a inteligência das palavras, dos significados, da comunicação. É dele o dom de falar para o outro da maneira mais compreensível possível, explorando a linguagem em todas as suas formas: gestual, escrita e falada. Os geminianos têm a clareza de saber perguntar, buscar informações, colocar em palavras aquilo que para muitos só pode ser sentido, tocado ou imaginado.
A consciência em Gêmeos possui a inigualável capacidade de ver as coisas com sensibilidade e abordar um assunto sobre vários ângulos, sabendo que nenhum deles é definitivo. Além disto, tem ainda o dom de sugerir idéias e tirar as pessoas da prisão de uma situação ou um ponto de vista.
A inteligência geminiana privilegia a versatilidade e dá às pessoas que nasceram sob este signo a convicção de saber que podem fazer várias coisas ao mesmo tempo, por mais diversificadas que possam parecer. O Sol em Gêmeos proporciona a facilidade de lidar com a duplicidade. Para os geminianos, é possível duplicar a si mesmo e também as experiências vividas, sem que com isto haja qualquer confusão.
Em Gêmeos tudo se movimenta, como no ar. Para que esta mobilidade seja possível, a consciência geminiana sabe que é preciso ter leveza, disponibilidade. Para eles, não adianta estar densamente envolvido em uma idéia, já que isto impediria a soltura necessária para estar voando, circulando e captando o que acontece ao redor.
Gêmeos gosta de estar em todas as estações, basta virar o botão. A inteligência que neles brilha favorece a arte do movimento, a mente nunca se torna estática, uma idéia nova sempre surge, uma ação é desencadeada, um novo caminho se abre. O dom da ramificação e das múltiplas conexões é uma das maiores luzes que norteiam as pessoas que nasceram com o Sol em Gêmeos.

"Cada idade tem os seus humores, os seus gostos e os seus prazeres, / E, como a nossa pele, embranquece os nossos desejos".
(Mathurin Régnier)
Muitos não suportam a idéia de comemorar aniversários, para outros aniversário é uma data qualquer, mas para mim, meus amigos, é um dia de glória, um dia para ser festejado, recordado, marcado com bons acontecimentos, é dia de festa, de alegria, de comemoração com todos aqueles que nos rodeam e nos querem bem. Muitas vezes me entristeço nesse dia também, pois me lembro daqueles que amo e que não estão mais presentes na minha vida, me lembro das pessoas que amo e que estão distantes, mas logo em seguida olho para o céu e agradeço a DEUS por mais um ano de lutas, de conquistas, de sofrimentos, de amadurecimento, de aprendizado. Lembro de agradecer por tantos amigos que conquistei em um ano, pela manutenção das amizades antigas, da minha família, agradeço pela minha saúde, pelo meu trabalho, pelo meu emprego, pela minha alimentação e por tudo aquilo que é essencial na minha vida e que Deus me permite ter.
Nossa! Eu simplesmente adoro aniversariar, receber telefonemas de familiares e amigos que realmente nos consideram e que estão sempre nos desejando felicidades e torcem pelo nosso crescimento e sucesso.

"O homem chega inexperiente a cada idade da vida". (Sébastien-Roch Chamfort)


Já ouvi algumas pessoas dizerem que não gostam da data do seu aniversário porque é sinônimo de que estar envelhecendo, mas sabe no que realmente acredito? Que envelhecemos por fora, pois isso faz parte do ciclo da vida e isso não podemos mudar, mas não necessariamente envelhecemos a nossa alma, pois essa nós temos o poder de mudar, você pode ter 60 anos com alma de 20, só depende de você.
Bom, escreveria muito mais, porém poderia vir a ser repetitiva e essa não é minha intenção. Espero realmente que o tema tenha sido interessante pra vocês.
Para todos os aniversariantes de todas as datas do ano os meus mais sinceros PARABÉNS e um FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.
(Autor Desconhecido)

2 comentários:

Mulato disse...

Oi Luisa...
Meus parabéns pelo seu dia...
Mt legal seu Blog, visitarei mais vezes!
Bjao,
Tico

MICHELINE MACÊDO disse...

AMIGA FELIZ ANIVERSÁRIO PRA NÓS!!! Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Bjs

Conversor de Moedas:

Conversor de Moedas:
Clique no mapa.