sexta-feira, 22 de agosto de 2008

OS "ABSURDOS E ABUSOS" EM ANO DE ELEIÇÕES

Por Luisa Monteiro

"A política foi primeiro a arte de impedir as pessoas de se intrometerem naquilo que lhes diz respeito. Em época posterior, acrescentaram-lhe a arte de forçar as pessoas a decidir sobre o que não entendem". (Paul Valéry)

Em ano de política tudo é possível.
É incrível como a máquina da política volta funcionar a 1000 por hora em ano de eleições e, como essa mesma máquina pára totalmente de funcionar quando os candidatos assumem suas novas posições. A política é sempre a mesma, promessas que são esquecidas após a posse, desvio de atenção da população das CPI’s, das fraudes, das roubalheiras, das falcatruas e das enganações. Esse ano chegamos a desviar o nosso olhar crítico do congresso, para acompanharmos o caso Isabella Nardoni, não que o caso não mereça nossa atenção, não é isso! Mas, a mídia desviou nossos olhos do que acontecia nas barbas do nosso presidente.
"Há encontros na vida em que a verdade e a simplicidade são o melhor artifício do mundo". (Jean de La Bruyère)

É tão simples solucionar nossos problemas básicos, é só começar a investir na educação das nossas crianças, nossa educação pública é uma vergonha. Quantas crianças estão fora da escola, pedindo um trocado nas portas dos nossos carros parados no semáforo, estacionados nas ruas, nas igrejas.
Mas, para os políticos o povo é mais produtivo para o voto sendo “burro”, é mais fácil para comprarem os votos com promessas tolas, com pares de óculos, com dentaduras novas, com pinturas das casas (contanto que no muro tenha seu nome para a campanha política, mostrando apoio ao candidato, mesmo que você nem saiba de onde ele veio e quem ele é), não existe nenhum tipo de interesse por parte dos políticos de melhorar nossa educação de base.
A contento ficamos satisfeitos quando o governo oferece uma lei em 50% das vagas das universidades públicas sejam dos alunos do sistema público. Para muitos foi uma decisão gloriosa, honrosa. Pra mim, não deixou de ser uma decisão falha e humilhante, pois em minha opinião isto é um atestado de burrice. Burrice sim, me desculpe se estou sendo agressiva, no entanto me sinto revoltada quando percebo que isso significa que a educação pública nesse país não tem condições de competir com a educação privada, isto é uma vergonha, pois todos somos capazes de aprender igualmente, então me responda: porque será que o aluno da escola privada passa no vestibular e o da escola pública não? Porque são pobres financeiramente? Porque não tem tempo para estudar? Ou porque simplesmente o governo não investe em novas escolas, no salário dos professores que são “heróis”?
" Os verdadeiros heróis são aqueles que ofertam o que tem, o que sabem, e, mais do que tudo, ofertam seus sentimentos, suas lágrimas aos outros" (O Pensador)

Heróis sim, pois passam anos de sua vida se dedicando aos estudos, investem em sua graduação, seu mestrado, para ganhar um salário indigno.
Nosso sistema capitalista incentiva altos salários a jogadores de futebol que muitas vezes não freqüentaram nem uma universidade, altos salários a apresentadores de televisão, a modelos, pilotos de fórmula 1 e nosso governo esquece de incentivar ou arrecadar patrocínios pra os verdadeiros ídolos do nosso dia-a-dia: O médico da emergência pública, das hospitais públicos, o policial civil e militar, os professores e todos aqueles heróis que estão responsáveis por nossa segurança, nossa educação e nossa saúde.
Todos aqueles que me conhecem de perto sabem do que penso sobre política: os políticos para se elegerem precisam de uma população doente, para que eles prometam saúde, precisam de um povo “burro” para que eles prometam educação e necessitam principalmente de uma população apavorada com tanta insegurança, para que eles prometam segurança.

"Em política é preciso curar os males e nunca vingá-los". (Napoleão III)

É por isso que ouvimos e vemos nos noticiários de hoje apenas um assunto: Desgraças. Você já percebeu quantas notícias saem mensalmente de operações policiais que dão errado? Você acha que é devido a quê? Ao simples fato de que nossos policiais não estão preparados psicologicamente, pois hoje os "inimigos" da polícia estão mais bem preparados, mais bem armados, melhores remunerados, ou você acha que um policial ganha melhor do que um traficante de drogas? Também se achasse eu diria que somos hipócritas ao acreditar. Vê como é simples resolver nossos problemas? Acontece que nossos problemas são de interesse apenas nosso e não dos políticos que "NECESSITAM" dos nossos votos.
Lançam a lei seca, ótimo! Os hospitais agora estão com menos atendimento de urgência, mas o governo está recolhendo quanto com as multas abusivas? Porque não se toma medidas preventivas no lugar das medidas punitivas? Simples: custa caro para o governo, tirar as crianças da rua, educar os adolescentes que roubam e matam. È mais fácil punir do que educar.
Os presídios estão superlotados e, sabe o que é pior? Quando os presidiários saem das celas, saem revoltados, pois são maltratados e ficam ociosos. Falam da pena de morte, não concordo, pena de morte seria mais um paliativo, é necessário acabar com o mal pela raiz.

"A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes". (Winston Churchill)
Não sou candidata a nada, nunca gostei do mundo político, mas sou uma cidadã que tem a coragem de expor sua opinião. E, em minha opinião os problemas que temos hoje com educação, saúde e segurança são problemas “criados” pela máquina da política.
Em um mundo ideal, deveríamos ter escolas públicas com o mesmo potencial das privadas, escalonaria uma faixa salarial para ter direito a entrada na escola pública, deveríamos ter presídios com indústrias para que os presidiários trabalhassem e não ficassem tão ociosos e, para aqueles que não se enquadrassem seriam transferidos para presídios distantes com capacidade para ter uma pedreira e esses pudessem trabalhar pesadamente e policiais bem remunerados, para que “valesse a pena arriscar suas vidas em prol das nossas”. E por último deveríamos ter bons hospitais com capacidade de atender a todos de forma preventiva, assim evitaria tantos internamentos e lotações absurdas de pessoas mal cuidadas por falta de médicos, de medicamentos e de postos de saúde.
O que fazem os apresentadores de TV, os jogadores de futebol, os modelos com todo o dinheiro que ganham em prol do nosso povo? Porque são tão idolatrados? Porque não remuneramos da mesma forma, com reconhecimento, fama, bons salários aqueles que deixam suas famílias em casa e se arriscam pelas nossas, como os educadores, os profissionais médicos e os policias?
É bom parar pra pensar, afinal de contas nosso voto vale muito, principalmente em ano de eleições como esse!
Até a próxima!
"Cinema é melhor pra saúde do que pipoca!
Conversa é melhor do que piada.
Exercício é melhor do que cirurgia.
Humor é melhor do que rancor.
Amigos são melhores do que gente influente.
Economia é melhor do que dívida.
Pergunta é melhor do que dúvida.
Sonhar é melhor do que NADA"!
(Luís Fernando Veríssimo)

Nenhum comentário:

Conversor de Moedas:

Conversor de Moedas:
Clique no mapa.