sexta-feira, 25 de abril de 2008

CRIATIVIDADE

Por Luisa Monteiro


"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."(Bernard Shaw - Filósofo)



Criatividade é:
· A capacidade de elaborar teorias científicas, inventar instrumentos e/ou aparelhos, ou produzir obras de arte;
· A capacidade de produzir coisas novas e valiosas;
· A capacidade de desestruturar a realidade e reestruturá-la de outras maneiras;
· O ato de unir duas coisas que nunca haviam estado unidas e tirar daí uma terceira coisa;
· Uma técnica de resolver problemas;
· Uma capacidade inata que é bloqueada por influências culturais e ambientais.

Quando se vive momentos de crise em qualquer setor da vida, seja ele pessoal ou profissional é necessário usar a criatividade para buscar uma saída ou a resolução de um problema.

A criatividade é a ferramenta mais adequada para encontrarmos maneiras de fazer mais com menos, de reduzir custos, de simplificar processos e sistemas, de aumentar lucratividade, de encontrar novos usos para produtos, de encontrar novos segmentos de mercado, de diferenciar o seu curriculum, de desenvolver novos produtos e muito mais.

Quanto mais criativa for a solução para um problema ou para desenvolver uma oportunidade mais competitivos seremos no mercado.

Criatividade é como ginástica:quanto mais se exercita mais forte fica. (Walt Disney)




Criatividade envolve a produção de algo novo, que é aceito como algo útil e/ou satisfatório para um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo. (Stein)


Acontece que falar sobre o que é criatividade é a parte mais fácil, saber usar essa criatividade é o que estamos tentando aprender, aperfeiçoar e por em prática. Sempre que falamos a palavra criatividade, logo surgem alguns questionamentos, dentre eles:
Sou uma pessoa criativa?
Como posso desenvolver minha criatividade?

Alguns autores afirmam que a criatividade é um dom que nem todos a possuem, alguns psicólogos dizem que todo ser humano é criativo. Eu particularmente acredito mais na segunda hipótese, creio que a criatividade não é um dom, mas um potencial a ser explorado à sua volta e dentro de você. E, por pensar dessa forma, que resolvi buscar possíveis dicas para o desenvolvimento da criatividade e encontrei 20 passos criados através das idéias do professor Whitt N. Schultz, da Universidade de Buffalo nos Estados Unidos, famosa por seus cursos de criatividade. Confira abaixo as idéias do Professor:

Você pode desenvolver sua criatividade se buscar continuamente a informação sobre tudo que o cerca, se tiver sensibilidade para todas as coisas que acontecem à sua volta e curiosidade para descobrir o que se esconde nas aparências dos fatos, dos objetos, das pessoas.

A inspiração, o "click", é o resultado final de muita leitura, observação e análise. A inspiração é o momento em que o arquivo mental entra em ação e abre-se uma gaveta com uma grande idéia. Para que esta gaveta se abra, o arquivo tem que ser abastecido.


1. Saiba que há um tesouro em sua cabeça - uma mina de ouro entre suas orelhas. Construir um computador com as mesmas características do seu cérebro custaria mais do que 3 bilhões de bilhões de dólares.
Sabe como se escreve isso?
Assim, um três e dezoito zeros:
US$3.000.000.000.000.000.000,00

2. Todo dia escreva pelo menos uma idéia sobre estes assuntos: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar minha empresa; como eu posso ajudar o meu país.

3. Escreva seus objetivos específicos de vida. Agora, carregue esta relação no bolso - sempre.

4. Faça anotações. Não saia sem papel e lápis ou algo para escrever. Anote tudo, não confie na memória.

5. Armazene idéias. Coloque em cada pasta um assunto. Idéias para a casa, para aumentar a sua eficiência no trabalho, para ganhar mais dinheiro. E vá aumentando este banco de dados através de leitura, viagens, conhecimento com novas pessoas, filmes, competições esportivas etc.

6. Observe e absorva. Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E principalmente, observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver.

7. Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas, lugares. Ao falar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.

8. Aprenda a escutar e ouvir, tanto com os olhos quanto com os ouvidos. Perceba o que não foi dito.

9. Descubra novas fontes de idéias. Através de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e até de artigos como este que você está lendo.

10. Compreenda primeiro. Depois julgue.

11. Mantenha o sinal verde de sua mente sempre ligado, sempre aberto.

12. Procure ter uma atitude positiva e otimista. Isso ajuda você a realizar seus objetivos.

13. Pense todos os dias. Escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos, todos os dias.

14. Descubra o problema. Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas é descobrir qual é realmente o problema, senão você não vai achar a solução. Faça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite. Fale com alguém sobre a idéia, não a deixe morrer.

15. Construa GRANDES idéias a partir de pequenas idéias. Associe idéias. Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. E finalmente, inverta as idéias que você tem.

16. Evite coisas que enfraqueçam o cérebro: barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas, excessos em geral.

17. Crie grandes metas. Grandes objetivos.

18. Aprenda a fazer perguntas que desenvolvam o seu cérebro: Quem, Quando, Onde, O quê, Por quê, Qual, Como.

19. Coloque as idéias em ação. Lembre-se de que uma idéia razoável colocada em ação é muito melhor que uma grande idéia arquivada.

20. Use o seu tempo ocioso com sabedoria. Lembre-se de que a maior parte das grandes idéias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções foram criadas no tempo ocioso dos seus criadores.


Observe que as pessoas criativas possuem alguns atributos, por exemplo:
Iniciativa e envolvimento;
Abertura à novas experiências;
Otimismo e coragem para enfrentar riscos;
Persistência: capacidade de resistir às frustações.
Essas atribuições nos levam a crer que ser criativo não é tão difícil assim, mas é necessário acreditar em si mesmo, ter um tempo para concentrar suas idéias, anotá-las e principalmente torná-las vivas, implementando-a. Caso não dê certo, o que não podemos deixar acontecer é desistir delas, guarde-as para uma nova tentativa em outro momento.




O processo criativo não é tão simples quanto parece para algumas pessoas. No entanto, idéias que consideramos boas, e que não são tão boas assim, não devem ser descartadas. (Eduardo Zugaib)



Na revista HSM (Mar-Abr/2008) na pág 09, foi publicada uma matéria onde Edward de Bono enumera as dez principais maneiras de "matar" as idéias e que se repetem com mais frequência no dia-a-dia das pequenes empresas:
De acordo com o dicionário, a palavra CRIATIVIDADE vêm da palavra CRIAR que significa: Tirar do nada, dar existência; Origem, gerar; Inventar; Produzir; Formar; Fazer.
Levando-se em consideração que a palavra CRIATIVIDADE é a soma das palavras CRIAR e ATIVIDADE, pode-se dizer de uma forma bem simples que criatividade é todo o processo de criação, desde o surgimento da idéia até a concretização da mesma. Para reforçar o que estou querendo dizer, segue abaixo algumas definições coletadas na internet.
1. uma grande idéia morre quando é atacada por um número suficiente de pessoas...
2. ...quando ninguém sente entusiasmo ou se apaixona por ela...
03. ...ou quando é muito caro colocá-la em prática e há outras prioridades exigindo recursos.
04. Morre quando parece arriscada demais...
05. ...ou quando nenhum gerente decide ser seu porta-voz.
06. Morre se, à primeira vista, parece inviável...
07. ...ou existe uma luta de egos entre os que a promovem e os que a rejeitam.
08. Ou já nasceu morta quando se parece muito com aquela "velha" idéia de sempre ou com aquela que, por ser recorrente, acabou implementada sem muita fé.
09. Morre quando qualquer mudança de estratégia ou contexto reduz seu valor...
10. ...ou quando foi experimentada sem sucesso.
Podemos adaptar também ao nosso lado pessoal, com um único objetivo de evitar que toda e qualquer idéia que possamos vir a ter seja morta antes mesmo de nascer.
Resta-nos agora acreditar em nosso potencial criativo e partir para o aprendizado constante.
Seja criativo sempre!!!


sexta-feira, 18 de abril de 2008

DESAFIANDO GIGANTES - Nunca desista de seus objetivos

Por Luisa Monteiro


“Nunca Desista, nunca volte atrás, nunca perca a fé O PODER DA CRENÇA PROPORCIONA A HABILIDADE DE VENCER. Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. E ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a idéia de desistir nunca lhe pareceu tão atraente. É apenas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé que ele descobre a força da perseverança para vencer”.

Foram essas palavras, escritas na sinopse do filme que chamaram minha atenção: Desafiando Gigantes é o título do filme que aguçou minha percepção de que não devemos nunca abrir mão dos nossos sonhos e muito menos desistir dos nossos objetivos. Me senti no dever de divulgar o filme, não só dizendo que é imperdível, que não se deve deixar de assistir, mas chamando a atenção para juntos fazermos uma reflexão.

Vai existir uma grande possibilidade de algumas pessoas acharem que o filme tem uma visão um pouco romântica de como encarar a vida e os problemas nela inseridos, porém será uma visão advinda daqueles a quem posso denominar: céticos. Para aqueles que acreditam fielmente na providência divina sabe que a fé move montanhas. Cabe aqui um adendo: contanto que cada um também faça a sua parte, pois Jesus Cristo ensinou a todos como pescar e não simplesmente entregou o peixe já frito.
A grande pergunta que o treinador Grant Taylor fez a sua equipe foi:
Qual o propósito desta equipe?
Me atrevo a questionar: Qual o nosso objetivo de vida?
Independente da resposta, devemos esquecer um pouco de nós mesmos. Venho percebendo que no mundo em que vivemos, nos dias atuais há uma cultura onde queremos ser o centro de tudo e de todos, muitas vezes nos deparamos fazendo algo em troca de alguma coisa, nos importamos muito com o que ganhamos, com o que dizem a respeito do que fazemos, com a valorização dos outros e não de nós mesmos. Quantas vezes nos parabenizamos por uma tarefa bem feita mesmo que ao nosso lado não haja ninguém para olhar, valorizar ou aplaudir?

Esquecemos por inúmeras vezes que nunca estamos sós, que temos sempre Alguém muito forte ao nosso lado, mesmo que Este seja invisível aos nossos olhos Ele sempre estará ali é só crer e confiar, pois aqueles que confiam na existência de Deus jamais perecerá.
Não queria estragar a oportunidade de quem ainda não assistiu ao filme contando aqui toda a sua estória, mas gostaria de comentar um pouco sobre algumas das muitas lições que este filme traz.

Podemos ver no decorrer do filme que para alcançar nossos objetivos precisamos de:

  • Acompanhamento – Não reclame, negocie, dê tudo de si.
  • Motivação – Você pode, você consegue, você é capaz.
  • Atitude – A atitude tem o poder de influenciar as pessoas.
  • Persistência – Visualise seu objetivo no momento em que você o alcançar.
  • Passo a Passo – A essência do Sucesso é o preparo.
  • Aproveitar as oportunidades.


"Quanto mais você sua no treinamento, menos sangra no campo de batalha". (Coronel Red)

Pois, SUCESSO = Treinamento + Talento


“Cada dia os pensamentos devem ser adestrados e mantidos em direção ao alvo, como a bússola para o pólo... Deve haver firmeza no propósito para cumprir o que se pretende empreender...” (MM 1980, 64)


Independente de Religião, todos ou praticamente todos (com exceção dos que se julgam ateus) acreditam em um só Deus e acreditam que NADA com Ele é impossível.

“Sua atitude é como o aroma de seu coração, se sua atitude fede, isso significa que seu coração não está bem”.

A vontade de se preparar precisa ser maior que a vontade de vencer”. (Bob Knigth)


Quando você é alguém influente, seja em casa, no trabalho, na equipe ou até mesmo no seu ciclo de amizades, você precisa ter cuidado com suas atitudes, pois se agir como um derrotado, aqueles que te seguem, que te acompanham, que te admiram farão o mesmo.

Vivemos muitos momentos de crise, em que temos dúvidas se vamos conseguir ou não passar por esses momentos.

O Potencial das pessoas vai muito além do que elas próprias acreditam. Por diversas vezes não conhecemos nossa força interior, não sabemos do que somos capazes, é necessário desafiar a nós mesmos de vez em quando. Possuímos uma força incrível que nos move e ela está dentro de cada um de nós, resta agora buscar profundamente dentro de si e descobrir onde guardamos aquela força que nos faz lutar pelos objetivos, defender a quem amamos e que nos faz acreditar fielmente em um Pai superior, que não conhecemos fisicamente, mas O encontramos em cada detalhe de Sua criação.


Encare seus medos, vença-os um a um. É muito fácil liderar uma situação em que você se encontra forte, onde nada atrapalha, onde não há nenhum obstáculo a frente para ser ultrapassado. Tarefa difícil para um líder é saber lidar com situações críticas de forma inteligente, com calma, habilidade, respeito e estratégia.

Passamos por momentos difíceis, mas não impossíveis.

Podemos nos sentir cansados, mas jamais derrotados.

Pode até passar pela nossa cabeça que não acreditamos mais naquilo que fazemos, mas não podemos nunca deixar de ter fé em Deus.

Lembra da velha frase que não deixa de ser pronunciada: “Tudo posso, Naquele que me fortalece”? Cabe a nós deixarmos de reclamar, não devemos temer nenhuma situação e temos por obrigatoriedade, acreditar sempre, em si, nos outros e acima de tudo em Deus.


“Disciplina é a ponte que liga nossos sonhos as nossas realizações”. (Pat Tillman)


“No final da tempestade, sempre haverá a bonança”, é o mesmo que dizer ao final de tudo vamos lembrar daqueles que deram tudo de si, que não esmoreceram, que não pararam de lutar e não desistiram.

http://www.youtube.com/watch?v=7O5UgnHY7V4&feature=related

Não desista NUNCA, dê sempre o melhor de si, vença seus obstáculos, atinja seus objetivos e não esqueça do mais importante de todos: realize seus sonhos! Deus estará sempre ao lado.

CONFIE!!!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

AMEAÇA AO NOSSO PLANETA AZUL

Por Luisa Monteiro



Ao assistir um documentário na TV por assinatura (canal Animal Planet), fiquei chocada com o que está acontecendo nos mares asiáticos.

O declínio das espécies atinge todos os ecossistemas. Alguns deles, como as florestas tropicais, são bem conhecidos por sua biodiversidade, e esforços estão sendo realizados há anos para salvá-los. Mas, estamos esquecendo das florestas submarinas, do nosso planeta azul. É mais fácil acompanhar o que acontece na floresta amazônica do que monitorizar a devastação que está acontecendo de forma assustadora nos nossos oceanos.

Estão dinamitando florestas de corais existentes há mais de 700 anos, estão acabando com o habitat de espécies raras que habitam as profundezas desconhecida dos oceanos, estão matando animais jovens para a comercialização exarcebada. Tudo isso pra quê? Será que ninguém jamais imaginou que no fundo dos oceanos pudesse estar ocorrendo coisas tão absurdas assim? O que fazer para impedir que isso continue acontecendo?

Enquanto buscamos possíveis respostas para as perguntas acima, veja o que consegui de informações sobre o assunto vigente.

Hong Kong é a capital mundial da indústria de pesca de peixes de recife, um comércio lucrativo que está devastando os recifes do Oceano Pacífico. Tanques nos restaurantes de Hong Kong estão cheios de peixes exóticos trazidos de todo o Sudeste Asiático, da Austrália e até de ilhas remotas do Pacífico, como Fiji e Vanuatu. Com o estoque marinho já exaurido em águas próximas, os comerciantes de Hong Kong estão indo cada vez mais longe para encontrar peixes cada vez mais raros, como napoleões e garoupas.



Napoleão (cheilinus undulatus)





Garoupa (Epinephelus marginatus)

Segundo biólogos, peixes de recife são altamente vulneráveis à pesca excessiva, porque precisam de cinco a dez anos para atingir a idade reprodutiva. Administrar a pesca é difícil porque boa parte dela é feita em escalas reduzidas, por pequenas comunidades.

Grandes partes de recifes nas Filipinas, na Indonésia e na Malásia estão ficando sem vida marinha por causa da pesca excessiva e do uso abusivo da pesca predatória.

Pesca predatória é aquela que retira do meio ambiente, mais do que ele consegue repor, diminuindo a população de peixes e mesmo de plantas do ecosistema.

A pesca predatória tem consequências desastrosas, podendo limitar a produtividade pesqueira, quer seja do ponto de vista biológico, quer econômico. Dentre as atividades realizadas de forma ilegal, destacam-se:

-Pesca com bomba considerada de alto valor destrutivo, afetando a fauna, a flora e o substrato de fundo.

-Pesca com rede de malha fina.

-Pesca do camarão com rede de arrasto.

-Pesca do camarão em época proibida (defeso).

-Pesca da lagosta em época proibida (defeso).

-Pesca da lagosta com redes.

-Pesca com explosivos.
-Pesca com cloro, água sanitária.
-Pesca com venenos.
-Captura de caranguejos com redes de sacos (redinha) e retirada da patola.
Vamos nos deter em falar de três formas de pesca predatória mais violenta, brutal e sem escrúpulos que pude ver no documentário exibido segunda-feira (07/04/08) no canal Animal Planet:

O arrastão de fundo de mar que envolve arrastar imensas e pesadas redes pelo solo do oceano. Grandes placas de metal e rodas de borracha presas a essas redes movem-se pelo fundo e pegam praticamente tudo que aparece na frente. As evidências mostram que as formas de vida que ali vivem são muito lentas para se recuperar de um dano dessa magnitude, levando de décadas a séculos para tal – se é que elas irão se recuperar algum dia.

A pesca com dinamites funciona geralmente assim: após conseguirem o “material de trabalho” os “bombistas”, geralmente em número de três, pegam embarcações alheias ou “tomam na raça” de pescadores e dirigem-se para o cardume previamente localizado pelo “pessoal de terra” que fica atento também para avisar se existe algum tipo de fiscalização na área. Enquanto isso, os “corsários” ficam de prontidão pois o “trabalho” tem que ser do tipo “jogo rápido”.Pavio ou cigarro aceso, bomba pronta, a catraia vai se aproximando do cardume e o “bombista”, de repente, lança o explosivo. Dependendo do tamanho do cardume são detonadas duas ou três bombas, algumas vezes mais do que isso. Em seguida, os “mergulhadores” e os “corsários” começam a recolher o pescado. Em pouco tempo todo cardume está a bordo. O peixe é vendido facilmente nas barracas de praia porque muitos “barraqueiros” são coniventes e alguns são “corsários” também. Toda essa operação não dura mais do que vinte minutos.

E, por último, mas não em escala de importância vem a pesca com o uso de venenos (principalmente o cianeto). Durante os últimos anos tem-se verificado um aumento na procura de espécies ornamentais marinhas capturadas nos seus habitats naturais, esta busca incensante pela captura dessas espécies tem estimulado de forma indireta a pesca predatória com uso de cianeto e também à diminuição do tamanho das populações dentro do recife. Esse tipo de pesca funciona geralmente da seguinte forma: mergulhadores lançam a toxina no recife para atordoar os peixes, que escondidos passam a sentir-se sufocado pela falta de oxigenação no local, devido oa cianeto. Mas isso acaba matando boa parte de outras vidas marinhas, incluindo o coral. Apenas cerca de um quarto dos peixes sobrevive a esse método.

Populações de grandes predadores, um indicador claro da saúde de um ecossistema, estão desaparecendo de forma espantosa. Noventa por cento dos peixes grandes que a maioria de nós adora comer, como atum, peixe-espada, merlin, bacalhau, halibut, arraia e linguado – estão desaparecendo desde que a pesca em larga escala começou, nos anos 50. A diminuição dessas espécies predadoras pode causar uma mudança em ecossistemas oceânicos inteiros, onde peixes comercialmente valorizados são substituídos por espécies menores, que se alimentam de plâncton. O século em curso pode inclusive ver colheitas de água-viva substituindo o peixe consumido por humanos.Essas mudanças ameaçam a estrutura e o funcionamento de ecossistemas marinhos, e assim colocam em perigo o sustento dos que dependem dos oceanos, tanto agora como no futuro.

Ao invés de tentar encontrar uma solução de longo prazo para esses problemas, a indústria pesqueira voltou seus olhos para o Pacífico – mas esta não é a resposta. Os governantes continuam ignorando os avisos dos cientistas sobre como essas áreas de pesca poderiam ser administradas e a necessidade de pescar tais espécies de maneira sustentável.

A pesca é quase impossível de ser controlada, pois as fronteiras internacionais de pesca não podem ser patrulhadas com eficiência. É mais difícil monitorar as populações marinhas que as terrestres, e ninguém sabe quantas espécies marinhas estão ameaçadas.

Diante de tudo isso que abordamos neste tema, ainda fica uma pergunta no ar: O que podemos fazer? Acredito que cada um pode fazer a sua parte da sua maneira, seja ela através da divulgação dos acontecimentos, através de denúncias, de movimentos em prol da conservação da natureza. Existem inúmeras maneiras de fazer algo para que essa forma brutal de pesca seja extinta, o que não podemos permitir é que a extinção aconteça nas espécies da nossa fauna e da nossa fauna.

Clica nesse link do you tube e assista a esse vídeo, depois tire suas próprias conclusões:

http://br.youtube.com/watch?v=v7NPuvMpLOc

Até a próxima!!!


Fontes de pesquisa:

http://oceans.greenpeace.org/

http://www.faunabrasil.com.br/

http://www.lusoreef.eu/

http://nationalgeographic.abril.com.br/

http://www.pesca.sp.gov.br/

http://search.discovery.com/


sábado, 5 de abril de 2008

NETWORKING

Por Luisa Monteiro


“Mais vale um amigo na praça, do que muito dinheiro no banco”.




Há mais ou menos 3 anos atrás, encontrei uma grande amiga na entrada de um hospital e nos cumprimentamos de forma muito saudosa, estávamos afastadas pela distância e pela tão falada e justificada “falta de tempo”, não nos víamos há alguns meses e no meio do nosso saudosismo, ela me faz o seguinte convite:


- Luisa, vamos marcar um encontro com nossas amigas e colegas que não vemos a tempo? Afinal precisamos estar em dia com o nosso Networking!
- Ok. Respondi.

Não posso negar que aquela bendita palavrinha ficou registrada em minha memória num tom de curiosidade (afinal de contas, o que diabos significaria esse tal de NETWORKING?).


No dicionário Oxford o significado da palavra network é: rede, sistema; fazer uma rede de contatos, levando pra o gerundismo da palavra obteremos networking como estar fazendo uma rede de contatos ou de relacionamento. Pesquisando na internet (como sempre!) encontrei alguns significados:


  • A networking, também conhecida como rede de contatos, é hoje uma das formas mais eficientes de relacionamento profissional. Ela é usada para conhecer pessoas, firmar relações e facilitar a colocação no mercado de trabalho.


  • Networking são redes de relacionamentos, ou seja, aqueles nossos contatos que podem nos manter informados, que abrem oportunidades a termos acesso rápido à possíveis soluções.


  • As redes de relacionamentos são onde multiplicamos nossas possibilidades dando e recebendo informação, conhecimento e oportunidades, pode ser descrita com base no antigo conceito de sinergia onde o todo é maior que a soma das partes.


  • Redes de relacionamentos, ou seja, são aqueles nossos contatos que podem nos manter informados, que abrem oportunidades a termos acesso rápido à possíveis soluções.


  • Networking é a expressão em inglês usada para definir uma rede de relacionamentos. Pessoas que criam vínculos que permitam fazer o boca-a-boca, a divulgação imediata de daquilo que somos e fazemos. Não se trata de uma rede de amigos, mas muitos na rede podem ser amigos. Também não é uma rede de afins, embora muitos possam ter coisas em comum.

  • Redes de relacionamento São ativos que influem decisivamente na visibilidade e credibilidade e podem determinar as chances de sucesso na busca de uma nova colocação.


De todos os significados que obtive em minha pesquisa o que mais me agradou foi o da autora Diane Darling: "Networking é a arte de construir e manter relacionamentos vantajosos. Todo mundo tem uma boa razão para participar - networking se faz em casa, no trabalho, na comunidade, emtoda a parte". Pois qualquer hora é hora de fazer networking, da primeira à última conversa do dia conversa do dia, você está o tempo todo fazendo networking.

Você tem uma rede de contatos e relacionamento que contribua eficazmente para o seu sucesso profissional?
Se sua resposta foi SIM, parabéns! Mas esteja sempre atento em mantê-la, ela não pode em hipótese nenhuma ser negligenciada, a qualquer momento você poderá precisar usá-la. Agora, se sua resposta foi NÃO, aconselho você a buscar fazer sua rede de contatos, afinal o que há 3 anos atrás era uma simples palavrinha que causava muita curiosidade, hoje se torna algo indispensável no dia a dia de um profissional.


De acordo com Mário Persona:

“Um verdadeiro networking é uma via de mão dupla. Eu ajudo você e você me ajuda, ainda que eu não lhe peça isto como condição. A melhor maneira de se começar um networking é começando a descobrir necessidades e necessitados e tentar ajudá-los”.

“Acho que um bom networking depende muito mais de uma postura de "estou à sua disposição" do que de alguma técnica planejada. É algo tão simples como sempre foram as comunicações humanas que transmitiram -- pessoa a pessoa -- idéias ou conceitos que eram favoráveis a todos os que participavam de uma determinada rede de relacionamentos”
.

O Networking não deve ser confundido apenas como um agrupamento para troca de favores e interesses, não é se insinuar nem tentar obter coisas sem dar nada em troca, não é assim que se constrói relacionamentos em que todos se realizam ou se sentem felizes. Devemos ter muita cautela ao construir nossa rede de contatos, escolher as pessoas certas, da maneira certa, para evitarmos problemas futuros com frustrações ou estresses.

"Uma rede de contatos é uma conta corrente. É preciso fazer depósitos, para poder fazer saques." (Dulce Magalhães)

"O importante não é saber, mas sim ter o
telefone de quem sabe"




"A construção de uma consistente rede de relacionamentos demanda um bom tempo e um investimento em marketing pessoal de qualquer pessoa, para que ele possa efetivamente extrair e gerar resultados, adquirindo assim credibilidade dos seus contatos e procurando conquistar um espaço notável e distinto, pautado na confiança e na ética. O investimento referido não está necessariamente em valores financeiros, mas em atitudes e comportamentos com todos os membros da rede".
(Anderson de Andrade)


Se você é do tipo que faz networking, com certeza você tem o domínio de você mesmo, ou seja, você é o líder da sua própria vida e conhece muitas pessoas que fazem o mesmo. Mas não podemos esquecer que existem vários tipos de pessoas: algumas fazem as coisas acontecerem, outras assistem os acontecimentos e nada fazem diante disso e existem aquelas que simplesmente estranham o que aconteceu.

Ao fazer networking você busca atender seus interesses ou suas necessidades, ao mesmo tempo que as outras pessoas que fazem parte da sua rede também buscam o mesmo. Porém devemos sempre lembrar de dois pontos essenciais que não podem faltar na sua rede de contatos: Confiança e Reputação. É necessário estar sempre em dia com seu marketing pessoal e de relacionamento, causando sempre boa impressão nos seus contatos, mostrando o quanto você se importa com cada um deles, trabalhe interna e externamente a sua imagem. Dessa forma todos vão quere fazer parte da sua rede.

Um convite rejeitado por sua parte pode vir a fechar muitas portas pra você, analise com calma cada oportunidade antes de rejeitá-la, se você recebeu um convite para uma conversa ou para um evento é porque você conquistou a confiança de quem lhe convidou, essa pessoa quer que você faça parte da rede de contatos dela, porque não aceitar a proposta e ir até o encontro e conferir o que está sendo oferecido a você? Cda convite pode ser uma nova porta que se abre para as grandes oportunidades.
Ao se comunicar com as pessoas, em qualquer que seja a hora ou local, comunique-se! Nada pior do que você pensar que a pessoa sabe o que você precisa. Se necessita de ajuda - peça-a! E, ao obter suas respostas ou soluções esperadas agradeça-as SEMPRE! É muito bom ouvir de alguém que a sua ajuda foi necessária, que os caminhos que você sugeriu, contribuiram para a solução do seu problema.


"Levado com persistência, um curso específico de pensamento ou ação, seja ele bom ou mal, não pode falhar na produção de seus resultados em determinada circunstância. Um homem não pode escolher diretamente suas circunstâncias, mas pode escolher seus pensamentos e ações que, tão indiretamente, mas certamente, dão forma às suas circunstâncias".
(J. Allen)
Portanto, faça valer o desenvolvimento de sua carreira. Que sejamos todos eternos aprendizes nessa escola chamada: vida. Façamos então a construção e a manutenção do nosso NETWORKING!
Sucesso!!!

Conversor de Moedas:

Conversor de Moedas:
Clique no mapa.