"As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia".
(Franklin Roosevelt)
De acordo com o dicionário Michaelis o significado de cada palavra é:
- Indivíduo que tem a autoridade ou a direção;
- Empregado ou funcionário encarregado da direção ou supervisão.
- Guia;
- Chefe.
Chefe
- o principal entre outros;
- o encarregado de dirigir um serviço;
- comandante;
- cabecilha;
- capitão;
- caudilho;
Líder
- chefe, dirigente ou guia de qualquer tipo de acção, empresa ou ideal;
- representante de um grupo, de uma corrente de opinião ou de uma bancada parlamentar;
- indivíduo ou clube que ocupa a primeira posição em qualquer tipo de competição desportiva;
- produto de consumo que mais vende dentro do seu tipo.
"O OBJETIVO DE UM LÍDER É EXERCER INFLUÊNCIA EM UM DETERMINADO GRUPO DE PESSOAS A FIM DE QUE ELAS FAÇAM O QUE ELE DESEJA, PORÉM ESTA INFLUÊNCIA NÃO DEVE SER COERCITIVA E POR MEIO DO PODER DE UM CARGO, OBRIGANDO AS PESSOAS A FAZEREM O QUE ELE DESEJA, E SIM, DEVE-SE USAR DA AUTORIDADE E RESPEITO COM ELAS, OFERECENDO UM MEIO DE TRABALHO PROPÍCIO PARA QUE TODAS DESENVOLVAM SUAS ATIVIDADES POR VONTADE PRÓPRIA.
TODO LÍDER DEVE SER UM SERVIDOR PARA SEUS FUNCIONÁRIOS, ESTIMULANDO-OS E DANDO A ELES SUA DEVIDA IMPORTÂNCIA, SABENDO MEDIR SEUS ATOS E DECISÕES, POIS PODERÃO INFLUENCIAR EM TODO O TRABALHO DE EQUIPE.
SABEMOS QUE O LÍDER DEVE POSSUIR AMOR POR SEUS COMANDADOS. AGORA, ESTE AMOR NÃO É APOIADO EM SENTIMENTO E SIM EM COMPORTAMENTOS, COMO CUIDAR, AJUDAR, ELOGIAR, ENTRE OUTROS".
http://pt.wikipedia.org/WIKI/LADER
Você pode estar me questionando quanto ao fato de ter escrito aqui tantos significados, ou aonde estou querendo chegar com esses blá, blá, blás. Acontece que, para entendermos de fato a questão de diferenciar liderança de chefia, é necessário ir a raiz da questão. Acompanhe meu raciocínio e tire você suas conclusões, Vamos lá?
Em uma matéria publicada no site da FENINGER encontrei algo muito interessante, veja só:
· traçar metas, estabelecer etapas e prazos para atingi-las;
· contagiar a todos com sua crença no potencial da equipe;
· intervir com autoridade em momentos de crise.
Chefe ou líder? Poder ou autoridade?
Apesar de ocuparem a mesma posição na escala hierárquica, chefe e líder têm significados bem diferentes. Enquanto o chefe se mostra centralizador e age com o poder, o líder é um profundo servidor e atua com autoridade. Em O Monge e o Executivo, de James C. Hunter, essa diferença é citada de forma bem simples e clara: poder "é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa da sua posição ou força, mesmo que a pessoa prefira não fazer" e autoridade "é a habilidade de liderar pessoas a fazerem sua vontade, o que você quer, por causa da sua influencia pessoal".
"Precisar de dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente". (Fernando Pessoa)
Atualmente, o discurso do líder está na boca de todo chefe. Mas há uma discrepância, uma dissonância, e grande, entre o discurso e a prática – talvez até ainda inconsciente. Mudou-se a forma de pensar, mas não se conseguiu introduzir um novo comportamento, um novo hábito.
Na maioria das organizações está-se ainda no primeiro estágio – o de tomar consciência de que é preciso olhar para o grupo de trabalho de uma nova forma. O gestor ainda ouve muito pouco as pessoas à sua volta. Sua capacidade perceptiva ainda é baixa. Mas como um passo só pode ser dado depois de outro, vamos olhar com otimismo e motivação o estágio em que nos encontramos. Qualquer caminho só se constrói com o próprio caminhar. E nós já estamos no caminho.
"A genialidade dos líderes não está em obter conquistas pessoais, mas em libertar o talento de outras pessoas". (João Alfredo Biscaia)
Sob o olhar da psicóloga Janaina de Aguiar Cibien, existe uma necessidade de se rever o conceito de líder e dar ao termo o verdadeiro significado que decorre do poder pessoal de quem está à frente de um grupo para a execução de uma atividade ou situação. A condição de líder não se adquire simplesmente com o cargo de chefia, mas depende de uma adição espontânea dos comandados. POIS NEM TODO O CHEFE É LÍDER, E NEM TODO O LÍDER É CHEFE.
Ser líder antes de tudo é um grande desafio. É sabido que não existe um perfil ideal para um líder, cada sujeito tem suas características. As ações do líder na empresa permeiam as pessoas para resultados efetivos e duradouros, Neste sentido, é preciso ampliar a definição de que, gerenciar é obter resultados através de pessoas ou grupos, com o mínimo de esforços e o máximo de benefícios para todos: pessoas e organização.
LIDERAR deve ser uma arte com habilidades humanas, técnicas e políticas as serem desenvolvidas continuamente. Nas atuais transformações do padrão de comportamento das pessoas em um ritmo muito mais rápido que no passado, onde os trabalhadores passam a exigir voz nas decisões e nos processos decisórios, fartos de serem confundidos com peças ou ferramentas manipuláveis e mantidos fora do processo de produção. A tarefa do líder passa ser de, assegurar que as pessoas ou grupos sejam competentes para exercer as responsabilidades a eles atribuídas e que compreendam as metas e se comprometam com elas. Surge a necessidade de novas habilidades para gerenciar , como oportunizar, delegar, integrar, comunicar, incentivar, solucionar ou antecipar problemas, bom humor, espírito de equipe, criatividade, determinação, honestidade e humildade. Este é o diferencial nos tempos atuais do líder do futuro, pois esta lidando com PESSOAS, no seu cotidiano no qual tensões, conflitos, raivas, medos, angustias e demais sentimentos afloram e não somente ”recurso humano” da organização. O que parece simples, porém, é um processo trabalhoso, que exige muita disciplina, determinação, foco, comunicação e treinamento continuo da prática desses valores.
"O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade".
(Augusto Cury)
http://www.motivado.com.br/testes/testeliderouchefe.html
Sugiro a leitura de uma matéria muito interessante de Gumae Carvalho, "Quando o chefe não é líder" publicada na Revista Melhor. Vale a pena fazer a leitura, é só clicar no link: http://revistamelhor.uol.com.br/textos.asp?codigo=10409
Acredito que quando pensamos no benefício da empresa e do grupo em geral, preferimos ser liderados e não simplesmente "chefiados", pois chefiar é fácil, o desafio é ser realmente um líder.
Bom final de semana a todos e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário