O que mais encontro durante o dia são pessoas desmotivadas, sem entusiasmo, jogando a culpa no governo, no trabalho, no chefe, pessoas que não param para analisar a si próprias, que não tem nem mesmo autoconhecimento.
É tão difícil encontrar pessoas diferentes do que normalmente se vê que, ao me deparar com aquelas que possuem um sorriso largo, pessoas alegres, felizes, motivadas e entusiasmadas, começo a observá-las e me questiono: o que levam essas pessoas a agirem assim?
Ao mesmo tempo em que analisava as atitudes de cada uma delas, comecei a me identificar com algumas em vários pontos, entre todos eles os que mais me chamaram a atenção foram a: Fé em Deus e a PAIXÃO que cada um tinha pelo que faz.
Ao sair de casa para trabalhar sempre me pergunto: o que me dá força e ânimo para sair de casa com um sorriso nos lábios e com a vontade de fazer dar certo? E a resposta vem de imediato: Eu sou apaixonada pelo que faço, por isso faço com muito prazer. Tudo o que se faz com muito prazer, com muita vontade, torna-se mais fácil de ser feito.
Se você parar um pouco para pensar, poderá ver que todos nós que sentimos prazer pelo que fazemos, somos de certa forma “abençoados”, pois não saímos de casa com aquela sensação de que vamos fazer algo por fazer, fazer simplesmente porque sou pago pra fazer ou até mesmo fazer porque sou obrigado a fazer.
Mas, afinal de contas como é ter paixão pelo que faz?
Encontrei alguns significados para a palavra PAIXÃO, dentre eles está:
- Atração muito viva que se sente por alguma coisa.
- Objeto dessa afeição.
- Predisposiçãopara ou contra.
- Arrebatamento, cólera.
- Amor, afeição muito forte.
"A PAIXÃO SURGE NO MOMENTO EM QUE NASCE A ADMIRAÇÃO POR ALGO OU ALGUÉM".
Podemos dizer também que: Paixão é aquele sentimento de que faríamos de graça o que cobramos "muito" para fazer.
Levando em consideração não só o sentimento em si, mas o significado daquilo que chamamos de gostar do que se faz, de ser apaixonado pelo que se faz, também podemos levar em conta que:
- As Pessoas que sentem paixão pelo que fazem nunca morrem.
- A paixão pode ser considerada uma emoção empolgante que nos conduz por caminhos que revigoram nossos pensamentos, nossos desejos e nossos objetivos.
- Pessoas apaixonadas pelo que fazem terminam por fazer as coisas de uma maneira especial, com uma empolgação tão interessante que terminam inspirando outras pessoas.
- Quando fazemos algo que precisa ser feito com muita paixão, as coisas vão acontecendo e fluindo de uma maneira melhor, parece que o tempo desperdiçado com a tarefa reduz de maneira positiva, aumentando a produtividade.
- Pessoas apaixonadas pela sua atividade, tornam-se pessoas realizadoras.
As maiores oportunidades da vida sempre escolhem a porta das pessoas apaixonadas pelo que fazem para ali entrarem e permanecerem. - O profissional apaixonado pelo que faz esbanja brilho e energia, é percebido pelos outros como alguém bem sucedido no que faz.
Começamos a perceber a importância de estarmos bem, tanto físico como psicologicamente, para a realização de uma tarefa, sabemos que a escolha depende apenas de nós mesmos. Meu filho caçula quando tinha apenas três anos me perguntou: Mãe, quando eu crescer posso ser jardineiro? No primeiro momento pensei: será que ser jardineiro o manterá e proporcionará a ele bons estudos? Será que isso dá dinheiro? (preocupações que toda mãe ou pai tem quando pensa no futuro dos seus filhos) E, a minha resposta pra ele foi: pode sim, filho! Mas com uma condição: SEJA O MELHOR!!! E, para ser o melhor é necessário gostar do que se faz.
Com entusiasmo, profissionalismo e habilidade de relacionamento você pode irradiar uma imagem profissional altamente positiva, assertiva e vencedora. Quando há vibração e convicção no que fazemos as pessoas em volta começam a torcer pelo nosso sucesso.
Não podemos deixar de lembrar que até mesmo no melhor trabalho, no maior emprego ou na melhor ocupação sempre terá obstáculos a serem ultrapassados, desafios a serem enfrentados, objetivos a serem alcançados e até mesmo muito esforço a ser desempenhado pois sem nada disso grande visão permanecerá apenas como um sonho irrealizado.
“Nenhuma meta que valha a pena jamais foi atingida sem trabalho extenuante e significativo”. (Kazuo Inamori, Presidente da Kyocera)
As pessoas são exatamente do tamanho dos seus sonhos, ou seja, sonhos grandes respostas grandes, sonhos pequenos respostas pequenas...
Portanto, um passo de cada vez, muita ação e persistência é, sem sombra de dúvidas, a única maneira segura de se fazer com que o sonho verdadeiro se torne real. Ou em outras palavras que eu consiga tornar o sonho desejado e não assegurado em uma realidade conquistada.
Se quisermos melhorar a qualidade da nossa vida, o primeiro passo verdadeiro é adquirirmos a capacidade para enfrentar as barreiras que iremos encontrar, sendo que a maior de todas elas é a nossa própria mente que, na maioria das vezes, está à procura de conforto e sossego.
Já se diz um ditado antigo: “Se conselho fosse bom, não era dado seria vendido”, mas quem me conhece sabe que além de teimosa gosto de ajudar aqueles que me procuram em busca de ajuda e por esse motivo deixo um conselho ou algo para refletir: Não existe melhor hora, nem melhor momento, existe sim o fato de querer mudar. Se você acha que tem algo a mudar e quer mudar, essa é a hora, esse é o momento, pois não há nada pior que fazer aquilo que não gosta, sempre há tempo para conquistar aquilo que se deseja, SEMPRE é o momento de realizar seus sonhos, não desista deles JAMAIS, pois seu sonho é algo seu e que ninguém tem o direito, muito menos o dever de tirar.
SEJA MUITO FELIZ!!! (Principalmente naquilo que você FAZ!)