sábado, 29 de março de 2008

PAIXÃO PELO QUE FAZ

Por Luisa Monteiro
Nos dias atuais é mais comum ouvir as pessoas queixando-se das crises, do salário que não sobe, das dívidas que foram adquiridas, do chefe que pega no pé, das burocracias intermináveis, que, pouco se vê pessoas agradecendo as oportunidades que aparecem, aquilo que se tem ou até mesmo todas as coisas que foram conquistadas durante sua vida.

O que mais encontro durante o dia são pessoas desmotivadas, sem entusiasmo, jogando a culpa no governo, no trabalho, no chefe, pessoas que não param para analisar a si próprias, que não tem nem mesmo autoconhecimento.

É tão difícil encontrar pessoas diferentes do que normalmente se vê que, ao me deparar com aquelas que possuem um sorriso largo, pessoas alegres, felizes, motivadas e entusiasmadas, começo a observá-las e me questiono: o que levam essas pessoas a agirem assim?

Ao mesmo tempo em que analisava as atitudes de cada uma delas, comecei a me identificar com algumas em vários pontos, entre todos eles os que mais me chamaram a atenção foram a: Fé em Deus e a PAIXÃO que cada um tinha pelo que faz.

Ao sair de casa para trabalhar sempre me pergunto: o que me dá força e ânimo para sair de casa com um sorriso nos lábios e com a vontade de fazer dar certo? E a resposta vem de imediato: Eu sou apaixonada pelo que faço, por isso faço com muito prazer. Tudo o que se faz com muito prazer, com muita vontade, torna-se mais fácil de ser feito.

Se você parar um pouco para pensar, poderá ver que todos nós que sentimos prazer pelo que fazemos, somos de certa forma “abençoados”, pois não saímos de casa com aquela sensação de que vamos fazer algo por fazer, fazer simplesmente porque sou pago pra fazer ou até mesmo fazer porque sou obrigado a fazer.


Mas, afinal de contas como é ter paixão pelo que faz?

Encontrei alguns significados para a palavra PAIXÃO, dentre eles está:


  • Movimento violento, impetuoso, do ser para o que ele deseja.

  • Atração muito viva que se sente por alguma coisa.

  • Objeto dessa afeição.

  • Predisposiçãopara ou contra.

  • Arrebatamento, cólera.

  • Amor, afeição muito forte.

"A PAIXÃO SURGE NO MOMENTO EM QUE NASCE A ADMIRAÇÃO POR ALGO OU ALGUÉM".


Podemos dizer também que: Paixão é aquele sentimento de que faríamos de graça o que cobramos "muito" para fazer.

Levando em consideração não só o sentimento em si, mas o significado daquilo que chamamos de gostar do que se faz, de ser apaixonado pelo que se faz, também podemos levar em conta que:


  • As Pessoas que sentem paixão pelo que fazem nunca morrem.

  • A paixão pode ser considerada uma emoção empolgante que nos conduz por caminhos que revigoram nossos pensamentos, nossos desejos e nossos objetivos.

  • Pessoas apaixonadas pelo que fazem terminam por fazer as coisas de uma maneira especial, com uma empolgação tão interessante que terminam inspirando outras pessoas.

  • Quando fazemos algo que precisa ser feito com muita paixão, as coisas vão acontecendo e fluindo de uma maneira melhor, parece que o tempo desperdiçado com a tarefa reduz de maneira positiva, aumentando a produtividade.

  • Pessoas apaixonadas pela sua atividade, tornam-se pessoas realizadoras.
    As maiores oportunidades da vida sempre escolhem a porta das pessoas apaixonadas pelo que fazem para ali entrarem e permanecerem.

  • O profissional apaixonado pelo que faz esbanja brilho e energia, é percebido pelos outros como alguém bem sucedido no que faz.

Começamos a perceber a importância de estarmos bem, tanto físico como psicologicamente, para a realização de uma tarefa, sabemos que a escolha depende apenas de nós mesmos. Meu filho caçula quando tinha apenas três anos me perguntou: Mãe, quando eu crescer posso ser jardineiro? No primeiro momento pensei: será que ser jardineiro o manterá e proporcionará a ele bons estudos? Será que isso dá dinheiro? (preocupações que toda mãe ou pai tem quando pensa no futuro dos seus filhos) E, a minha resposta pra ele foi: pode sim, filho! Mas com uma condição: SEJA O MELHOR!!! E, para ser o melhor é necessário gostar do que se faz.

Com entusiasmo, profissionalismo e habilidade de relacionamento você pode irradiar uma imagem profissional altamente positiva, assertiva e vencedora. Quando há vibração e convicção no que fazemos as pessoas em volta começam a torcer pelo nosso sucesso.


Não podemos deixar de lembrar que até mesmo no melhor trabalho, no maior emprego ou na melhor ocupação sempre terá obstáculos a serem ultrapassados, desafios a serem enfrentados, objetivos a serem alcançados e até mesmo muito esforço a ser desempenhado pois sem nada disso grande visão permanecerá apenas como um sonho irrealizado.

“Nenhuma meta que valha a pena jamais foi atingida sem trabalho extenuante e significativo”. (Kazuo Inamori, Presidente da Kyocera)

As pessoas são exatamente do tamanho dos seus sonhos, ou seja, sonhos grandes respostas grandes, sonhos pequenos respostas pequenas...

Portanto, um passo de cada vez, muita ação e persistência é, sem sombra de dúvidas, a única maneira segura de se fazer com que o sonho verdadeiro se torne real. Ou em outras palavras que eu consiga tornar o sonho desejado e não assegurado em uma realidade conquistada.

Se quisermos melhorar a qualidade da nossa vida, o primeiro passo verdadeiro é adquirirmos a capacidade para enfrentar as barreiras que iremos encontrar, sendo que a maior de todas elas é a nossa própria mente que, na maioria das vezes, está à procura de conforto e sossego.

Já se diz um ditado antigo: “Se conselho fosse bom, não era dado seria vendido”, mas quem me conhece sabe que além de teimosa gosto de ajudar aqueles que me procuram em busca de ajuda e por esse motivo deixo um conselho ou algo para refletir: Não existe melhor hora, nem melhor momento, existe sim o fato de querer mudar. Se você acha que tem algo a mudar e quer mudar, essa é a hora, esse é o momento, pois não há nada pior que fazer aquilo que não gosta, sempre há tempo para conquistar aquilo que se deseja, SEMPRE é o momento de realizar seus sonhos, não desista deles JAMAIS, pois seu sonho é algo seu e que ninguém tem o direito, muito menos o dever de tirar.

SEJA MUITO FELIZ!!! (Principalmente naquilo que você FAZ!)

2 comentários:

Micheline Macêdo Personal Stylist disse...

EU AMO O QUE FAÇO!!! E digo isso com todas as letrinhas em maiúsculo, negrito, sublinhado e itálico, kkkkkkkkkkkkkkk. Uma coisa é certa: quando você não gosta do que faz, a vida se torna tão amarga, que fica difícil de engolir. Demorei alguns anos pra descobrir o doce gostinho da satisfação profissional com muuuuuuuuuuuita alegria, mas valeu a pena esperar cada minuto pra sentir isso. Beijão pra você.
Michel.

Kk disse...

Oi guriazinha
Te vi no blog do Reinaldo de Azevedo, e gostei de tua cara - muito simpática e bonita.
Gosto de gente que mostra seu rosto. Hoje em dia isso requer um bocado de coragem. Com calma, vou visitar micheline, aí de cima, pois é uma de nós, as expostas. He,he,he
Teu blog é muito bonito e acolhedor.
Parabéns. Comecei o meu há pouquinho e mal tenho tempo de postar, mas ele é o meu território e alí me sinto muito em paz.
Bem, vou voltar ao Reinaldo pois mal consegui ler todos os comentarios de nossos colegas.
Grande abraço

Conversor de Moedas:

Conversor de Moedas:
Clique no mapa.