terça-feira, 18 de março de 2008

PESSOAS DE RESULTADO E ALTAMENTE EFICAZES

Por Luisa Monteiro


Cada vez mais as empresas estão em busca de profissionais eficazes e de resultados.



O senso de urgência está cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Frases como: antecipe-se a mudança, seja proativo, saia da zona de conforto, tenha visão de futuro, etc., estão muito presentes no dia a dia das empresas.



A cada dia que passa precisamos estar focados no resultado e, pessoas de resultado bem como, as pessoas altamente eficazes estão ganhando as oportunidades que surgem no mercado.



Os critérios para a escolha de um bom profissional, variam de empresa para empresa, porém alguns critérios não mudam, são padrões na maioria delas, por exemplo:


  • Estar atento às possibilidades de mudança e adaptar-se o mais rapidamente a elas;

  • Ter senso de urgência no processo decisório;

  • Desafiar-se a cada momento para que o melhor seja feito;

  • É necessário conhecer a si próprio, para admitir possíveis erros e com eles aprender a acertar mais.

  • Querer para os outros (clientes internos e externos), aquilo que você quer para si mesmo.

Stephen R. Covey em seu livro os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes fala: “Hábito é a intersecção entre o conhecimento, a capacidade e a vontade. O conhecimento é o que e o porquê fazer. A capacidade é o como fazer. E a vontade é a motivação, o desejo de fazer. Para se tornar algo um hábito, se precisa reunir estes três elementos.



Às vezes, temos a tendência a buscar no ambiente externo fatores que, nos motivem, nos satisfaçam, nos façam felizes. E, quando isso não acontece, começamos a dar desculpas, passamos a buscar culpados, tentamos justificar as falhas e os erros, sem tirar lições ou aprendizados.



O mundo de hoje está voltado para os aspectos emergenciais e urgentes, com isso gera-se muito estresse e corre-corre, se não existir um objetivo bem definido, um planejamento bem feito e uma implementação rigorosa, existirá uma probabilidade alta de não se atingir os resultados de maneira eficaz, aumentando assim os gastos com tempo e recursos.



Não sei se você já percebeu que em tempos atuais tudo vira “prioridade”, no final do dia, ao planejar a agenda do dia seguinte, observamos que não temos mais uma ou duas prioridades, estamos simplesmente com todas as tarefas nomeadas como prioridade. Daí vem o nosso questionamento: Qual delas é a prioridade nº. 01?



Os dois fatores que definem uma atividade são: urgência e importância. A recomendação mais eficaz é a de se fazer primeiro o mais importante e não o mais urgente, pois uma atividade urgente é aquela que exige nossa atenção imediata, as tarefas urgentes se impõem a nós, nos pressionam, insistem para que alguma providência seja tomada. A tarefa importante, por outro lado, tem a ver com resultados. Se algo é importante, contribui para a missão e nos leva as metas prioritárias.



Geralmente, costumo visualizar cada passo a ser dado na busca da realização de uma tarefa, faço um comparativo entre elas e pergunto a mim mesma: qual será aquela que me demandará mais tempo? Qual a mais importante? Qual delas poderá ser adiada? Daí começo a refazer minha lista de tarefas voltada para obtenção de um resultado mais conciso e mais rápido.



Buscando uma maneira simples, eficaz e objetiva de atingir os resultados propostos, comecei a listar algumas atitudes que as pessoas de resultado tinham em comum. Com isso surgiu os passos que tento seguir no meu dia-a-dia para a realização das minhas tarefas com o objetivo de atingir meus resultados.

Algumas atitudes em comum daqueles que se destacam sempre:


  • Só conseguimos atingir aquilo que somos capazes de ver.

  • O medo é a matéria-prima da atenção.

  • O preço de uma identidade fortalecida é saber dizer não.

  • Não há nada melhor que determinar como o futuro será.

  • Os outros são a garantia de que você fará o que prometeu.

  • Errar é a única solução para quem quer experimentar o sucesso.

  • Se você chegou lá, então faça justiça a si mesmo!


Minha intenção aqui não foi passar nenhuma receita de bolo pronta, até porque a cada bolo que se faz, os ingredientes podem ser seguidos e a maneira de fazer copiada, mas o sabor varia de pessoa para pessoa na forma e na maneira de se fazer. Seguir uma receita é fácil, difícil é temperá-la a sua maneira e o tempero a que me refiro neste assunto em específico é: auto-estima, vontade, motivação, otimismo com uma boa dose de "pé no chão".



Um abraço a todos!



“Antes do compromisso
Há a hesitação, a oportunidade de recuar,
Uma ineficácia permanente.
Em todo ato de iniciativa (e de criação),
Há uma verdade elementar
Cujo desconhecimento destrói muitas idéias
E planos esplêndidos.
No momento em que nos comprometemos
De fato, a Providência também age.
Ocorre toda espécie de coisas para nos ajudar,
Coisas que de outro modo nunca ocorreriam.
Toda uma cadeia de eventos emana da decisão,
Fazendo vir em nosso favor todo tipo
De encontros, de incidentes,
E de apoio material imprevistos, que ninguém
Poderia sonhar que surgiriam em seu caminho
Começas tudo o que podes fazer
Ou que sonhas poder fazer.
A ousadia traz em si o gênio, o poder e a magia”.
(GOETHE)

Um comentário:

Sérgio Figueiredo disse...

Olá Luisa,

Luisa é também o nome de minha mãe. Hoje tomei a ousadia de vititar teu blog. Sou, ainda, inexperiente nesta alegria de bloguista mas, como desejoso de boas amizades, que é raro encontrar, todos os dias faço uma visita nova.

Teu post é pertinente. Trabalhei desde muito cedo e sempre verifiquei as mudanças que o avançar do tempo revela. O que era antes hoje já não o é. Na minha breve opinião, hoje há pouco quem queira trabalhar respeitando a palavra profissionalismo e isto porque hoje todos querem é ganhar dinheiro fácil e não, defender a honestidade e o gosto pela profissão. As emergências contribuem para isso e a qualquer custo hoje se aceita um emprego. É um tema bastante discutível mas que não defende empregado e empregador.

Gostei da sua temática e do seu blog. Irei visitando se assim mo permitir.

Até

Conversor de Moedas:

Conversor de Moedas:
Clique no mapa.