sábado, 5 de abril de 2008

NETWORKING

Por Luisa Monteiro


“Mais vale um amigo na praça, do que muito dinheiro no banco”.




Há mais ou menos 3 anos atrás, encontrei uma grande amiga na entrada de um hospital e nos cumprimentamos de forma muito saudosa, estávamos afastadas pela distância e pela tão falada e justificada “falta de tempo”, não nos víamos há alguns meses e no meio do nosso saudosismo, ela me faz o seguinte convite:


- Luisa, vamos marcar um encontro com nossas amigas e colegas que não vemos a tempo? Afinal precisamos estar em dia com o nosso Networking!
- Ok. Respondi.

Não posso negar que aquela bendita palavrinha ficou registrada em minha memória num tom de curiosidade (afinal de contas, o que diabos significaria esse tal de NETWORKING?).


No dicionário Oxford o significado da palavra network é: rede, sistema; fazer uma rede de contatos, levando pra o gerundismo da palavra obteremos networking como estar fazendo uma rede de contatos ou de relacionamento. Pesquisando na internet (como sempre!) encontrei alguns significados:


  • A networking, também conhecida como rede de contatos, é hoje uma das formas mais eficientes de relacionamento profissional. Ela é usada para conhecer pessoas, firmar relações e facilitar a colocação no mercado de trabalho.


  • Networking são redes de relacionamentos, ou seja, aqueles nossos contatos que podem nos manter informados, que abrem oportunidades a termos acesso rápido à possíveis soluções.


  • As redes de relacionamentos são onde multiplicamos nossas possibilidades dando e recebendo informação, conhecimento e oportunidades, pode ser descrita com base no antigo conceito de sinergia onde o todo é maior que a soma das partes.


  • Redes de relacionamentos, ou seja, são aqueles nossos contatos que podem nos manter informados, que abrem oportunidades a termos acesso rápido à possíveis soluções.


  • Networking é a expressão em inglês usada para definir uma rede de relacionamentos. Pessoas que criam vínculos que permitam fazer o boca-a-boca, a divulgação imediata de daquilo que somos e fazemos. Não se trata de uma rede de amigos, mas muitos na rede podem ser amigos. Também não é uma rede de afins, embora muitos possam ter coisas em comum.

  • Redes de relacionamento São ativos que influem decisivamente na visibilidade e credibilidade e podem determinar as chances de sucesso na busca de uma nova colocação.


De todos os significados que obtive em minha pesquisa o que mais me agradou foi o da autora Diane Darling: "Networking é a arte de construir e manter relacionamentos vantajosos. Todo mundo tem uma boa razão para participar - networking se faz em casa, no trabalho, na comunidade, emtoda a parte". Pois qualquer hora é hora de fazer networking, da primeira à última conversa do dia conversa do dia, você está o tempo todo fazendo networking.

Você tem uma rede de contatos e relacionamento que contribua eficazmente para o seu sucesso profissional?
Se sua resposta foi SIM, parabéns! Mas esteja sempre atento em mantê-la, ela não pode em hipótese nenhuma ser negligenciada, a qualquer momento você poderá precisar usá-la. Agora, se sua resposta foi NÃO, aconselho você a buscar fazer sua rede de contatos, afinal o que há 3 anos atrás era uma simples palavrinha que causava muita curiosidade, hoje se torna algo indispensável no dia a dia de um profissional.


De acordo com Mário Persona:

“Um verdadeiro networking é uma via de mão dupla. Eu ajudo você e você me ajuda, ainda que eu não lhe peça isto como condição. A melhor maneira de se começar um networking é começando a descobrir necessidades e necessitados e tentar ajudá-los”.

“Acho que um bom networking depende muito mais de uma postura de "estou à sua disposição" do que de alguma técnica planejada. É algo tão simples como sempre foram as comunicações humanas que transmitiram -- pessoa a pessoa -- idéias ou conceitos que eram favoráveis a todos os que participavam de uma determinada rede de relacionamentos”
.

O Networking não deve ser confundido apenas como um agrupamento para troca de favores e interesses, não é se insinuar nem tentar obter coisas sem dar nada em troca, não é assim que se constrói relacionamentos em que todos se realizam ou se sentem felizes. Devemos ter muita cautela ao construir nossa rede de contatos, escolher as pessoas certas, da maneira certa, para evitarmos problemas futuros com frustrações ou estresses.

"Uma rede de contatos é uma conta corrente. É preciso fazer depósitos, para poder fazer saques." (Dulce Magalhães)

"O importante não é saber, mas sim ter o
telefone de quem sabe"




"A construção de uma consistente rede de relacionamentos demanda um bom tempo e um investimento em marketing pessoal de qualquer pessoa, para que ele possa efetivamente extrair e gerar resultados, adquirindo assim credibilidade dos seus contatos e procurando conquistar um espaço notável e distinto, pautado na confiança e na ética. O investimento referido não está necessariamente em valores financeiros, mas em atitudes e comportamentos com todos os membros da rede".
(Anderson de Andrade)


Se você é do tipo que faz networking, com certeza você tem o domínio de você mesmo, ou seja, você é o líder da sua própria vida e conhece muitas pessoas que fazem o mesmo. Mas não podemos esquecer que existem vários tipos de pessoas: algumas fazem as coisas acontecerem, outras assistem os acontecimentos e nada fazem diante disso e existem aquelas que simplesmente estranham o que aconteceu.

Ao fazer networking você busca atender seus interesses ou suas necessidades, ao mesmo tempo que as outras pessoas que fazem parte da sua rede também buscam o mesmo. Porém devemos sempre lembrar de dois pontos essenciais que não podem faltar na sua rede de contatos: Confiança e Reputação. É necessário estar sempre em dia com seu marketing pessoal e de relacionamento, causando sempre boa impressão nos seus contatos, mostrando o quanto você se importa com cada um deles, trabalhe interna e externamente a sua imagem. Dessa forma todos vão quere fazer parte da sua rede.

Um convite rejeitado por sua parte pode vir a fechar muitas portas pra você, analise com calma cada oportunidade antes de rejeitá-la, se você recebeu um convite para uma conversa ou para um evento é porque você conquistou a confiança de quem lhe convidou, essa pessoa quer que você faça parte da rede de contatos dela, porque não aceitar a proposta e ir até o encontro e conferir o que está sendo oferecido a você? Cda convite pode ser uma nova porta que se abre para as grandes oportunidades.
Ao se comunicar com as pessoas, em qualquer que seja a hora ou local, comunique-se! Nada pior do que você pensar que a pessoa sabe o que você precisa. Se necessita de ajuda - peça-a! E, ao obter suas respostas ou soluções esperadas agradeça-as SEMPRE! É muito bom ouvir de alguém que a sua ajuda foi necessária, que os caminhos que você sugeriu, contribuiram para a solução do seu problema.


"Levado com persistência, um curso específico de pensamento ou ação, seja ele bom ou mal, não pode falhar na produção de seus resultados em determinada circunstância. Um homem não pode escolher diretamente suas circunstâncias, mas pode escolher seus pensamentos e ações que, tão indiretamente, mas certamente, dão forma às suas circunstâncias".
(J. Allen)
Portanto, faça valer o desenvolvimento de sua carreira. Que sejamos todos eternos aprendizes nessa escola chamada: vida. Façamos então a construção e a manutenção do nosso NETWORKING!
Sucesso!!!

Um comentário:

Restaurante olhos da lua disse...

OI LUISA?PRAZER,OBRIGADA PELOS ELOGIOS AO MEU ESPAÇO.QNDO VIER PRA ESSAS BANDAS DO GOIÁS,VAI SER UM PRAZER TE RECEBER.CONHECI SUA TERRA,MARAVILHOSA!!!!QUE MAR DELICIOSO.TE AGUARDO,MENINA MULHER.
BEIJOS

Conversor de Moedas:

Conversor de Moedas:
Clique no mapa.