sexta-feira, 16 de maio de 2008

A ARTE DE SORRIR

Por Luisa Monteiro
Você já percebeu como é sincero e contagiante um sorriso de uma criança?
Já aconteceu com você de estar magoado, chateado ou até mesmo com raiva de algo ou de alguém e de repente, uma criança se aproximar de você com um sorriso largo ou até mesmo com uma daquelas gargalhadas contagiantes que só elas sabem dar e você por um instante esquecer do que sentia e rir junto com ela? Não?
Pois, comigo aconteceu e foi a partir de então que aprendi a sorrir mais, por isso hoje resolvi falar um pouco da arte de sorrir, me acompanha nesta postagem e veja do que um sorriso é capaz.
"A pessoa que sorri desenvolve sua habilidade de dar e receber amor. Leva uma vida saudável e feliz e será sempre lembrada com saudade".
(Katia Stringueto)

Há alguns anos atrás, ouvi um comentário de uma colega de faculdade em que ela dizia:

Você sabia que quando sorrimos fazemos inúmeros músculos da face se exercitarem? E que ao sorrir o número de músculos que entram em atividade é bem maior do que quando choramos?

Foi então que pensei: Deus pensa em tudo mesmo! Quando é que algum pai quer ver seu filho chorando, resmungando, reclamando? NUNCA!!! O que os pais mais querem ver em seus filhos é um bom e gostoso sorriso estampado em seu rosto, e foi nesse momento que Deus em sua sapiência fez o sorriso atuar em nosso organismo de forma extremamente positiva.

Você sabia que os taoístas ensinavam os seus seguidores a sorrir para si mesmo? E sabe porquê? Porque o sorrir para si mesmo, o sorriso interior, garante saúde, felicidade e uma vida mais longa, segundo eles.

Lembro que li numa edição publicada em 2003 da revista Bons Fluidos, uma reportagem em que eram abordados os benefícios que o bom humor, através do sorriso, traz ao ser humano, lembrando dessa matéria fiz uma busca na internet para demonstrar pra você porque sorrir é tão importante.

Uma pessoa que costuma não sorrir, geralmente passa a impressão de que tenta de alguma forma manter uma feição sombria, como também passa a adotar uma abordagem demasiada séria da vida e por último a pessoa se desintegra por falta de amor. Normalmente, uma pessoa que não sorri perde sua luz, é constantemente acompanhada de úlceras e outros distúrbios orgânicos, além de ter baixa resistência a dor. Quando conseguirmos sorrir com nossos órgãos internos e sistema nervoso seriamente, vamos perceber a diferença. Uma pessoa alegre está sempre associada a felicidade, à saúde. Uma pessoa carrancuda, a tristeza e a doença.



É SÉRIO! Bom Humor faz bem a Saúde.
O que uma exuberante gargalhada contém? A ciência quis saber.
Nessa empreitada, primeiro percebeu e depois comprovou que o riso não só transmite alegria de pessoa para pessoa como também melhora a saúde delas.O mais recente estudo aconteceu na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. Os pesquisadores verificaram que a ativação de uma determinada região do cérebro associada a emoções negativas enfraquece a imunidade dos pacientes. Quem é mais triste apresenta uma atividade maior na parte frontal direita do córtex cerebral. Isso mexe com os neurotransmissores, as substâncias produzidas e liberadas ali, e reduz a produção de células de defesa do organismo. Em contrapartida, pessoas que tendem a olhar o lado positivo das coisas, nas quais o lado esquerdo do cérebro fica mais ativado, apresentam uma melhora na capacidade imunológica.O bom humor é, então, uma forma descontraída de prevenir gripes e resfriados. E ainda um fortificante quando se fala em aids, câncer e problemas de coração. Um levantamento da Universidade de Maryland, também nos EUA, descobriu que sorrir influencia o músculo cardíaco: segundo o estudo, infartados apresentam 40% menos tendência a rir do que homens saudáveis da mesma idade.Em outra pesquisa, desta vez no Brasil, realizada no Instituto Nacional do Câncer, a enfermeira Maria Helena Amorim, atual professora da Universidade Federal do Espírito Santo, constatou que mulheres com câncer de mama que enfrentam a doença com otimismo produzem mais de uma substância positiva no próprio sangue: há aumento de células natural killers, um tipo capaz de eliminar células tumorais. “Os exames de sangue comprovam que, no grupo de mulheres que receberam ajuda de terapeutas para relaxar e enfrentar a doença com otimismo, o índice dessas células poderosas chegou a 19%”, informa a pesquisadora. Entre as mulheres que não receberam essa ajuda, o índice ficou em 8,5%.“Em pacientes soropositivos e com câncer, a falta de esperança é um obstáculo sério ao tratamento. Costumo dizer que é como tentar empurrar um carro brecado: não funciona. O otimismo, por outro lado, faz tolerar melhor os medicamentos e os efeitos colaterais”, observa o infectologista Arthur Timmerman, de São Paulo. (http://bonsfluidos.abril.com.br/livre/canal3e.shtml)

Porém, tenho que reconhecer que estar sempre com um sorriso no rosto não é tão fácil assim, principalmente nos dias atuais em que ao entrarmos na internet, ligar o rádio ou assistir a televisão nos deparamos com informações trágicas, como violência, miséria, fraudes, e outras mais. Em nosso dia-a-dia encontramos mais motivos para nos entristecermos do que para sorrirmos. Acontece, que somos responsáveis pelos nossos atos, pela nossa vida. A escolha de viver entristecido ou alegre está em nossas mãos.
Lembra daquela estorinha do incêndio na floresta em que o pobre passarinho deu várias viagens do mar para a floresta levando apenas uma gota d'água em seu pequeno bico para tentar apagar o incêndio? Lembra do que os animais disseram? - Desiste, passarinho, o fogo é muito maior que essa gota d'água que você traz e o passarinho respondeu com sabedoria: - Vocês tem razão, mas pelo menos estou fazendo a minha parte! Essa estória sempre me faz refletir que tudo aquilo que desejamos ser ou ter só depende de nós mesmos.
E então? Ainda está disposto a aprender como colocar um belo sorriso no rosto?
Veja o que consegui pra você nas minhas pesquisas:
Hábitos que ativam o otimismo
Três atitudes ajudam a ampliar a cota de bom humor.
1. Dormir bem. A privação do sono eleva a agressividade.
2. Atividade física. Estimula a liberação de endorfinas, um tipo de neurotransmissor associado ao bem-estar. “Pode ser natação, ioga, caminhada. Só não vale ser algo competitivo, que estresse ainda mais”, sugere a psiquiatra Alexandrina Meleiro.
3. Alimentação rica em fibras e nutrientes. “Quem está com o intestino preso fica intoxicado e de mau humor”, frisa Célia Mara Melo Garcia, nutricionista e iridóloga, de São Paulo. Além disso, os alimentos certos servem de matéria-prima para a produção de parte da serotonina – fundamental na química do bom humor. Entre eles estão:
• Soja – Uma pesquisa recente provou que o grão contém moléculas que participam da formação da serotonina – substância responsável pela sensação de bem-estar.
• Carnes magras, peixes, nozes e leguminosas – Fontes de triptofano, facilitador da produção de serotonina, neurotransmissor do bem-estar.
• Banana e castanha-do-pará – Contêm vitamina B6, que colabora para o bem-estar.
• Manga – Alimentos amarelos, como essa fruta, são ricos em magnésio, outro mineral envolvido na regulação da serotonina, relaxante produzido pelo cérebro.
• Leite e iogurte desnatados e queijos magros – Ricos em cálcio, fundamental para a liberação de neurotransmissores, como a serotonina.
Mas além de mudar os hábitos para aprender a sorrir mais, também temos que ter motivos pra sorrir, afinal não quero aqui fazer com que você vire uma pessoa que ri o tempo inteiro, nem a hiena seria capaz de um malabarismo desse. A minha intenção ao escolher esse tema é chamar a sua atenção para um assunto que muitas vezes passa despercebido na nossa maratona chamada: VIDA.
Veja algumas dicas que consegui pra você:
Motivos para sorrir
Para cultivar seu senso de humor:
• Liste as coisas de que você mais gosta e considere seriamente a possibilidade de colocá-las em prática.
• Lembre do que você fazia com prazer na infância. O que o fazia ficar horas absorto? Ler, olhar as estrelas, assistir um jogo...
• Perceba as atividades divertidas que pratica durante o dia. Jantar fora com um amigo, fazer amor, brincar com o cachorro, cozinhar. Observe como a alegria custa pouco.
• Tudo tem sua parte divertida e outra nem tanto. Só não deixe o que é divertido ficar escondido.
• Brincar é tão natural quanto respirar, sentir, pensar. Autorize-se.
• Tente caminhar por um quarteirão observando quantos sorrisos encontra pela frente. Depois, faça o mesmo percurso sorrindo e comprove que rir é contagioso.
Esse tema é muito abrangente, por isso não quero me estender mais, quem sabe em uma outra postagem a gente possa se aprofundar um pouco mais. Fico por aqui deixando uma bela mensagem pra você!
O SORRISO

O Sorriso é uma conseqüência direta da felicidade.O Sorriso é a expressão mais bonita que o ser humano tem.
O Sorriso embeleza qualquer pessoa,independente de sua aparência.
O Sorriso nos trás forças e esperançaspara lutarmos contra todos os empecilhos.O Sorriso é universal, tem reflexos por toda parte.
Quando Sorrimos, mostramos que estamos felizes,de bem com a vida; mostramos que temos esperançae que não nos deixaremos levar pelos problemas.
Quando Sorrimos passamos a nossa alegria para quem nos ama,e não damos prazer para quem quer nos ver chorar.
Portanto, SORRIA SEMPREpara que o amor que está em Você, BRILHE.
(Cris Iris)



Sempre que for possível: SORRIA!!!

2 comentários:

MICHELINE MACÊDO disse...

Amiga, é impressionante como todo sorriso é mais contagiante do que qualquer piada, pois nele não existe palavra que precise ser explicada, o simples ato de sorrir já diz tudo. Beijossssssssss

Aninha disse...

Flor... adorei seus textos, um mais interessante do que o outro!
PARABÉNS

Te add nos meus links favoritos, vou voltar sempre!

beijos ♥

Conversor de Moedas:

Conversor de Moedas:
Clique no mapa.