sexta-feira, 5 de setembro de 2008

SONHOS

Por Luisa Monteiro




“As Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais”!
(Bob Marley)

O que são SONHOS pra você? Essa foi uma pergunta que me fizeram por email e que me fez parar, refletir e depois responder: Sonhos para mim, são melodias, é fantasia, é mágica, porém tenho uma outra versão de sonho em que acredito, sonhos são objetivos alcançáveis, são metas que nos motivam a seguir em frente na busca de sua realização.
E para você, o que são SONHOS?
Vamos viajar juntos na descoberta de uma definição que te ajude a responder essa pergunta a você mesmo e tentar descobrir porque é tão importante sonhar.

O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a Ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.
(Wikipédia)

“Eu também sou vítima de sonhos adiados, de esperanças dilaceradas, mas, apesar disso, eu ainda tenho um sonho, porque a gente não pode desistir da vida”. (Martin Luther King)

Sonhos ou Objetivos?
Todos nós temos sonhos ou já tivemos um em algum dia. Mas as rotinas, as terefas do dia-a-dia, nossa zona de conforto e nossas crenças, por vezes nos tornam negligentes com nossos sonhos, vamos perdendo a capacidade de sonhar e deixando de acreditar em nós mesmos, conseqüentemente, tornamo-nos vítimas da situação e criamos um mundo vazio, cheio de lamentações, desculpas, impotências e reclamações.

Você está satisfeito com a sua vida atual? Gostaria de mudar algo? Você mora onde gostaria de morar? Faz o que gosta? Trabalha na empresa que quer? Tem o chefe que merece? É bem remunerado? Está satisfeito com você mesmo? Tem o equilíbrio emocional que almejava? É o profissional que desejou ser?

Sem objetivos e metas alcançáveis na vida as pessoas seguem sem um norte, totalmente sem rumo, insatisfeitas, na doce ilusão de que um dia tudo mude do nada, que as soluções caiam do céu, acreditam que algo mude se um dia ganhar na loteria, mesmo sem jogar, se Deus ajudar. Ou seja, vivem esperando que alguém tome uma atitude, menos você. Ainda há aqueles que vivem do que já fizeram, vivem da nostalgia do passado e não fazem nada no presente que possa mudar seu futuro.

Você precisa de ações claras e direcionadas da sua parte, não se iluda: tudo pode continuar exatamente do jeito que está e você vai continuar obtendo o que sempre obteve. Se você faz a mesma coisa sempre e do mesmo jeito, é muito provável que nada mude tão cedo, você sempre conseguirá o que sempre conseguiu. Se você quer algo novo, faça algo novo, de outra maneira, o que vale é tentar, sempre na medida do possível, é necessário arriscar. Tenho guardado comigo uma frase simples que me disseram há uns dez anos atrás: Se você não tem nada e não tenta, continua com nada, se você não tem nada e tenta, duas coisas podem vir a acontecer – uma, você tenta não consegue, mas sabe que tentou ou, você tenta, consegue e muda a situação, você já não tem nada mesmo, o que vai perder com a atitude de pelo menos tentar? Não é?
Muitos de nós já ouviu falar algo parecido como: Cuidado! Não sonhe tão alto assim, a queda pode ser violenta e você poderá não resistir. Não é verdade? Ou então: sonhe alto, para que você consiga atingir pelo menos a metade do sonho, se sonhar pequeno, poderá atingir muito pouco do seu objetivo. De um jeito ou de outro, acredito na importância dos sonhos, contanto que não sejam devaneios e sim sonhos com possibilidade de realização a curto, médio ou longo prazo.

Os sonhos são importantes, sim. E, podem ter um papel decisivo em nossa história. Costuma-se dizer o que somos hoje é o resultado de nossas experiências passadas. Ainda, o que somos e o que fazemos hoje podem decidir nosso futuro. Li em uma matéria que nascemos e crescemos com três capacidades: PENSAR, ESCOLHER e DECIDIR. Se você é quem é e está onde está, logo pensou, escolheu e decidiu conseqüentemente, é responsável plenamente pelos seus resultados.

Não somos obrigados a aceitar o que o destino nos reserva. Podemos mudar o rumo da nossa vida, a escolha está dentro de cada um de nós, a grande diferença de quem tem sucesso ou não em suas decisões é a simples atitude de implementá-las, como diz um ditado antigo: “FALAR é muito fácil, FAZER é o mais difícil”.

Se você não decidir aonde quer chegar será que alguém poderá decidir isso por você? A resposta é sim. Acredite, há pessoas que terão enorme prazer em pôr você para trabalhar no alcance dos resultados delas. Quem não tem projeto em geral é coadjuvante do projeto de outro.

Será que você sonha ou pega carona nos sonhos dos outros? Será que você é autor da sua própria vida ou um simples figurante da vida dos outros?

“Estou certo de que todas as pessoas tem vontades a serem realizadas e muitas vezes confundem-se sonho e objetivo. Acredito que sonho é aquilo que se deseja e você por mais que espere não pode forçar a acontecer e objetivo tem de ser buscado e lutado para que aconteça. Quem nunca apostou em algum jogo esperando ganhar algum dinheiro??? É sonho de qualquer apostador ganhar, mas não se pode chamar de objetivo porque depende da sorte...O desejo de ter uma casa por exemplo tem duplo sentido porque pode-se muito bem ser objetivo de alguem que trabalha muito e acumula economias ou ser sonho que alguem que entra em algum sorteio. Afinal todos tem sonhos e objetivos então espere o sonho ser realizado e busque os seus objetivos”. (Robson Delfino)
De acordo com um artigo escrito por Zarinha (Maria do Rosário Martins da Silva) – Mestre em Marketing, Professora dos cursos de Graduação e Pós-graduação do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UnilesteMG e FIC/DOCTUM (Caratinga). Consultora Externa do SEBRAE-MG. “A vida é uma tapeçaria que elaboramos, enquanto somos urdidos dentro dela. Aqui e ali podemos escolher alguns fios, um tom, a espessura certa, ou até colaborar no desenho. Linhas de bordado podem ser cordas que amarram ou rédeas que se deixam manejar, nem sempre compreendemos a hora certa ou o jeito de as segurarmos. Nem todos somos bons condutores; ou não nos explicaram direito qual o desenho a seguir, nem qual a dose de liberdade que podíamos – com todos os riscos assumir.” (Lya Luft) Como uma tapeçaria, tecemos nossa vida através de desejos diários, que chamamos de “SONHOS”. E são eles que nos movem, funcionando como um importante combustível que nos impulsiona para alcançar aquilo que desejamos construir em nossas vidas. Porém, o mais difícil é transformar esses sonhos em METAS E OBJETIVOS. Compreender a importância de cada um e seu real significado é o começo para buscarmos o sucesso ao realizarmos nossos desejos.

“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”.
(Elleanor Roosevelt)

Começarei pelos Sonhos, que são extremamente importantes, pois movem o mundo e tudo o que fazemos, com certeza, é originado de um sonho. César Souza, em seu livro que recomendo para esse final de ano, VOCÊ É DO TAMANHO DOS SEUS SONHOS, coloca uma frase que não saiu mais da minha mente: “O maior pesadelo é perder a capacidade de sonhar, é não ter mais sonhos.” E como já é sabido, muitas conquistas na história da humanidade obtiveram êxito graças à ousadia de grandes sonhadores, muitas vezes, chamados de visionários ou loucos, pois sempre houveram e sempre haverão aquelas pessoas que ficam de fora como “urubus”, dizendo aquelas frases assassinas para nos roubarem a vontade de vencer. Porém, não podemos ficar somente nos sonhos, pois o dia amanhece, e então é chegada a hora de trabalharmos para alcançá-los. É nesse momento, que entra a importância das Metas que são os principais fatores para caminharmos em frente buscando o sucesso. A Meta é uma descrição detalhada, possível de ser definida e medida em termos quantitativos ou qualitativos. Não devemos definir metas totalmente impossíveis de serem alcançadas em um tempo e espaço, senão elas continuarão a ser apenas sonhos.
"Tenho em mim todos os sonhos do mundo"
(Fernando Pessoa)
Por fim, determinar os Objetivos, que são a descrição geral do resultado final que se quer atingir. O resultado esperado pode ser atingido na totalidade (missão cumprida), parcialmente (a missão não foi cumprida, mas houve alguma contribuição) ou não ser atingido (não houve contribuição alguma, perdeu-se uma oportunidade). Com todos esses fatores bem definidos e entendidos é hora de renovar. O ano que se inicia deverá ser para todos nós fonte de inspiração e esperança, pois tão importante quanto os sonhos, as metas e os objetivos, é trabalharmos o planejamento da concretização e do sucesso do nosso projeto de vida, pois sem planos, seja no aspecto profissional ou pessoal, ficaremos sem rumo. E aqui coloco uma frase muito perfeita para entender esse processo:"Não há vento favorável para quem não sabe em que porto quer chegar."(Sêneca). Somente nossas atitudes podem nos tirar do caminho que nos leva até o futuro que desejamos alcançar. Podemos todos os dias escolher se queremos ser vencedores ou perdedores. Lembre-se: Qualquer escolha é melhor do que não ter escolhas!
Sempre que posso deixo o link de um vídeo para reforçar o que muitas vezes deixo escrito na publicação, então segue mais um pra coleção
http://www.youtube.com/watch?v=fHBLJgnG3_s

“Que os nossos sonhos sejam fortes tão fortes, que nos retardem a morte.
Que nos façam ilesos às enfermidades nunca venhamos a perder a
sobriedade.
Que os nossos sonhos sejam grandes tão grandes que pareçam rompantes.
E a imensidão deles nos envolva sempre levando-nos cada vez mais,
adiante!
Que os nossos sonhos sejam bons tão bons que todos queiram igual.
Que possamos cortá-los, distribuí-los sem perder a sua força original..
Que os nossos sonhos sejam eternos suaves, doces, passionais ou
fraternos.
Que jamais faltem, por todo o sempre que estejam na mente sempre
presentes!
E o encantamento sobreviverá em nós, porque dos sonhos tiramos o
encanto que a vida sozinha, jamais poderá dar.
Sejamos pois, felizes e sonhadores”!!!

(Autor desconhecido)


Pra mim sonhar é ousar e para ousar é preciso ter coragem, e como já dizia Goethe: “A coragem contém em si mesma, o poder, o gênio e a magia”.
Fiquem todos com Deus e até semana que vem!!

3 comentários:

Anastácio Soberbo disse...

Parabéns pelo Blogue.
É muito bonito, gosto do que leio e vejo.
Um abraço desde Portugal

Anônimo disse...

SONHO É ALGO QUE POR MAIS QUE NEGAMOS TER, VAI SEMPRE ESTÁ GUARDADO EM NOSSO COFRE INTIMO!
SÃO ELES QUE NOS FAZ, MESMO INCONSIENTES, MOVER PASSOS TODOS OS DIAS EM BUSCA DELES!
O MAIS IMPORTANTE É MESMO APESAR DE TODOS OS OBSTÁCULOS, NUUUUUUNCA DESISTIR DELES!

Marcos Forte disse...

Olá Luisa. Estava procurando uma imagem e caí direto no seu blog.

Curiosamente, também fiz um texto, bem mais simples que o seu, sobre sonhos.

Lindo demais...

Parabéns!!!

Marcos de Sampa!!!

Conversor de Moedas:

Conversor de Moedas:
Clique no mapa.