sexta-feira, 3 de outubro de 2008

COACHING

Por Luisa Monteiro

Quem não já ouviu falar em Coaching? E você, o que sabe sobre coaching? Minha curiosidade me levou a uma pesquisa profunda sobre o tema e veja só o que encontrei como definição na wikipédia:

Coaching (Coach, língua inglesa; coche Francês, kutche Alemão, kocsi Húngaro), Kócs é uma cidade húngara onde a palavra foi utilizada pela primeira vez para designar "carruagem de quatro rodas". Gíria de origem universitária norte-americana para designar "tutor particular" que prepara o aluno para um exame de uma determinada matéria. Instrutor ou treinador de atletas, atores ou cantores.
Coaching pode ser um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.
O coach (treinador, numa tradução à letra) atua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objetivos definidos por ambos, considerando idéias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos/idéias que estão soltos e poder organizá-los, tranformando em uma meta desafiante com um Plano de Ações pode levar a concretizar antigos sonhos. Entre as técnicas utilizadas algumas estão relacionadas com a Programação Neuro Linguística.
O trabalho inicia-se normalmente pela definição dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes e outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, que contribuam para o desenvolvimento de um ou mais clientes.
Definida a meta, antes do Plano de Ações é feita uma análise do que contribui ou impede o alcance da meta, seja por parte do cliente e/ou do cenário em que está inserido. Nesta fase valores e crenças são confrontados com a meta e se há congruência entre eles. O "coach" avalia as forças e fraquezas do seu cliente face aos objetivos visados e ao meio em que este atua, e define um plano que permita alcançar os resultados desejados. Com estas informações, se facilita a definição das fases do Plano de ações, com evidências claras de atingimento, prazo determinado, recursos necessários e o comprometimento do próprio cliente, frente ao desafio factível.
É dificil definir a duração do processo. Em geral 3 a 4 meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo, podem atingir resultados significativos através de sessões de uma hora, que podem ser presenciais ou não, depende da disponibilidade do cliente e a técnica utilizada pelo coach. Há co-responsabilidade no processo de coaching, enquanto o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.
A escolha de um coach é de vital importância, pois em suas premissas deve acreditar que o cliente é capaz de conquistar suas metas, simplesmente apoiando-o. Além das indicações é importante o cliente buscar coaches certificados, avaliados por outros profissionais experientes, conhecer a fundamentação de formação, através dos sites e depoimentos de outros clientes.
É uma abordagem de desenvolvimento humano e profissional que tem como objetivo auxiliar profissionais de qualquer área de atuação a maximizar seus resultados com base na otimização de seus próprios recursos técnicos e emocionais.
Com base no desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o coach atua como um "olho externo" para seu cliente. Apoiando-o em seu autoconhecimento através de um ângulo novo de visão.
O coaching pode funcionar como:
  • Uma forma de estímulo e acompanhamento a longo prazo adaptada às necessidades de desenvolvimento pessoal. Acompanhamento profissional de pessoas em diferente profissões e contextos. Contribuição para a configuração de sistemas de trabalho e de instrução.
  • Contribuição para a estabilização e o desenvolvimento contínuo do procedimento profissional. Fomento para a motivação, o rendimento, a capacidade de comunicação e o sucesso, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns do coach e do cliente.

  • Medida inovadora do desenvolvimento de recursos humanos e instrumento para desenvolver a capacidade de aprendizagem de uma empresa.

Pude perceber o quão importante é essa ferramenta que temos na liderança e o quanto ela deve ser bem explorada, buscando um pouco mais de informações acerca deste processo acessei o site de uma ex-professora minha: Magui Guimarães, a quem tenho um apreço iningualável pelo trabalho que desenvolve na área da PNL (Programação Neuro Linguística) e encontrei algumas palavras sobre o assunto em que tomei a liberdade de citar, observe:

Coaching é uma relação dinâmica que permite romper antigos paradigmas e estabelecer novas fronteiras. É um processo que ajuda as pessoas a mudar da forma que elas querem e na direção que querem ir. É um processo que ajuda a pessoa a atingir o seu melhor e a produzir os resultados que se quer na vida profissional e pessoal.
Profissional que através de seções horárias e geralmente semanais, faz o cliente desenvolver competências, liminar obstáculos, ficar consciente de toda a situação, sempre em direção do objetivo.
Coaching é o processo de desenvolvimento de competências.
Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um objetivo, metas e desejos. É um processo de investigação e reflexão. Descoberta pessoal de fraqueza e qualidades. Aumento da consciência de si. Aumento da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida com estrutura e foco. O processo oferece feedback realista e apoio.
O desafio da liderança de qualquer organização empresarial é o comprometimento da equipe com o resultado. Dada a riqueza de valores , a diversidade de percepções e a plasticidade do cérebro humano, vencer este desafio é uma tarefa que requer um refinado auto-conhecimento aliado a métodos e técnicas de comprovada eficácia. O processo Coaching tem mostrado excelentes resultados na formação de teias inteligentes e produtivas que conseguem concretizar metas extraordinárias em situações críticas, preservando a integridade física, mental e emocional.
A utilização de um processo que apóia e dá suporte às pessoas a se auto-superaram, torna possível a existência da amabilidade, alegria e serenidade em empresas de alta competitividade.
Isto tudo é viável porque tem bases sustentáveis no que o ser humano tem de mais precioso – seus valores éticos e senso de missão.

CONSEQUÊNCIAS DA LIDERANÇA BASEADA NO PROCESSO COACHING
Um processo de desenvolvimento só é considerado bom se este traz ganhos objetivos e observáveis ao individuo e a empresa. O processo de coaching começa como um processo humano, mas seus resultados se expressam em termos quantitativos.
Um estudo feito por John Kotter e James Heskett, publicado em 1992 (The Economic and Social Costs of Low-Perfomance Cultures) durante um período de 11 anos (1977-1988) demonstra a diferença que a cultura de alta performance faz no bottom-line (resultados financeiros) da empresa.
Neste período as empresas sem cultura de alta performance aumentaram sua renda em 166%, seu quadro de funcionários em 36% e seu rendimento líquido em 1%.
As empresas com cultura de alta performance aumentaram sua renda em 682%, seu quadro de funcionários em 282% e seu rendimento líquido em 756%.
Conclusão : a empresa com foco em criar condições pra gerar equipes de alta performance se torna mais efetiva, gera mais riquezas e mais empregos.
No livro Corporate Culture and Perfomance, Kotter e Heskett correlacionam a influência da cultura empresarial “a maneira que nós fazemos as coisas aqui” com a sua performance financeira. O estudo comparativo conclui que apenas as empresas com cultura de adaptabilidade conseguem manter resultados financeiros significativos no longo prazo. Esta cultura de adaptabilidade indica a capacidade de a empresa antecipar e se adaptar as mudanças, respondendo de maneira efetiva as novas condições econômicas e mercadológicas.
Ressaltamos também a importância do conceito de Learning Organization. A empresa com a cultura de alta performance, usando o coaching como estilo de liderança, cria as condições para que suas equipes se tornem learning teams – equipes que aprendem, aumentando o índice de adaptabilidade e sua resiliência – capacidade de lidar com adversidade. Estas equipes têm real vantagem competitiva devido à habilidade de resposta efetiva as mudanças de cenário de mercado.
Além destes ganhos, existe também o fator econômico de desenvolvimento no que se refere a custos de recrutamento. Fontes variadas alegam que o custo de se mandar embora um executivo e contratar outro, incluindo recursos necessários, tempo de treinamento e adaptação, sem contar com possíveis despesas de relocação, chega a centenas de milhares de reais. Faz mais sentido financeiro por foco em treinamento e desenvolvimento, na medida do possível, nas pessoas já presente na empresa.

RESULTADOS DO COACHING NA LIDERANÇA
O processo de coaching tem a função principal de promover o aprendizado e o desenvolvimento. Quais benefícios isto gera? A empresa tem o benefício de ter equipes de alta performance, o que constrói melhores resultados de forma mais eficiente, além de ter pessoas alinhadas com os objetivos empresariais.
Os liderados têm o benefício de se tornarem pessoas mais bem preparadas pra lidar com mudanças e com adversidades, usando mais de seu potencial e desenvolvendo sua própria capacidade de liderança. Ouvi alguém dizer que é um processo de “self-esteeming”, onde a auto-estima da pessoa aumenta à medida que ela é desafiada a aprender e a conquistar metas maiores e, com os resultados, aumenta a confiança em suas próprias capacidades.
Nas pesquisas sobre estados de experiência máxima, o psicólogo e consultor húngaro Csikszentmihalyi mostra que uma das principais fontes de satisfação do ser humano está relacionada com a sua capacidade de superar desafios.
Este funcionamento afeta até as nossas preferências pessoais e as nossas crenças sobre o que nós gostamos ou não. Assim, além de nossas preferências naturais, temos também o gosto adquirido por atividades que conseguimos dominar, pois isso gera satisfação. Como um esporte, por exemplo, que dizemos que não gostamos porque não sabemos jogar. Se aprendermos as técnicas e nos tornamos excelentes neste mesmo esporte, aprendemos a gostar dele porque temos maestria sobre a atividade, o que cria sensação de controle, de termos superado o desafio, o que gera satisfação.
Equipes desmotivadas são, provavelmente, fruto de um estilo de liderança que não está gerando desafios adequados nem desenvolvimento para que as pessoas atinjam este senso de maestria.

PORQUE METAS SÃO IMPORTANTES NO DESENVOLVIMENTO HUMANO?
O Coaching é um processo de desenvolvimento de competências baseado no estabelecimento de metas. Sem as metas, a tendência é o desvio ou a estagnação do psiquê. As metas permitem que a nossa energia mental tenha um canal consistente e focado – sem elas, esta energia tende a se perder. Em seu livro Finding Flow ( A descoberta do fluxo), Mihaly Csikszentmihalyi diz “As intenções enfocam a energia psíquica num curto prazo, e são elas que acabarão por formar e determinar o self em que estamos nos transformando. É difícil desenvolver um self coerente sem uma série de metas consistentes. Cria-se a ordem, na experiência, através de um investimento padronizado de energia psíquica ( ou mental) fornecida pelas metas.” Na esfera das metas, é saudável enfocar o que a pessoa quer da vida ( ou de qualquer aspecto dela). Quando dedica-se todo o seu tempo ao que não quer, inclina-se a gastar muita energia mental justamente nesses aspectos.

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO PARA AUMENTAR A CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS ADVERSIDADES
Um dos grandes causadores do sofrimento humano é a expectativa irreal, ou seja, a expectativa baseada em fantasias, em desejos do ideal sem considerar os fatos da realidade presente. O problema não é ter desejos de ideal, é achar que o ideal tem que se tornar realidade simplesmente porque nós queremos, sem ações que a viabilizem.
O gestor que esperar que sua equipe já venha pronta, com as competências desenvolvidas, com capacidades de resolver conflitos entre si, capacidade de lidar com estresse e adversidades, capacidade de triunfar, de se automotivar, está criando e alimentando a sua própria irritação, devido às suas expectativas irreais. O mais realista é considerar o fato de que a grande maioria dos seus liderados provavelmente não está pronta - são pedras preciosas que ainda precisam ser lapidadas. Também comum é a reclamação dos gestores, que alegam que não é responsabilidade deles desenvolverem os seus liderados. Certamente esta também é mais uma expectativa irreal. Como ganhar um jogo sem treinar a equipe. Fazendo uma analogia com o esporte, os times disputam campeonatos anualmente, enquanto o executivo tem desafios e lida com adversidades diariamente. É preciso urgentemente munir os funcionários com técnicas para transformar adversidades em oportunidades de negócios e problemas em metas, e desafios em possibilidades de desenvolver competências.

RESULTADOS ALCANÇADOS COM O PROCESSO COACHING
• Torna-se mais produtivo.
• Atinge, consistentemente, um desempenho mais alto em tudo que faz.
• Aumento de confiança e habilidade.
• Aprende mais e vence os bloqueios para aprender melhor.
• Esclarece o que quer e o que pode dar nos seus relacionamentos.
• Os seus relacionamentos tornam-se melhores.
• Sua vida torna-se mais equilibrada.
• Adquire mais flexibilidade.
• Recebe estimulo intelectual ao discutir idéias importantes.
• Torna-se mais criativo.
• Transforma-se mais na pessoa que quer ser.
• Torna-se um modelo para os outros.
• Uma vida mais realizada e feliz
• Clareza de objetivos e valores
• Melhor panorama a longo prazo
• Melhores tomadas de decisão.
• Propicia o potencial para o avanço no seu trabalho e melhores perspectivas a longo prazo.
• Comprometimento da empresa em desenvolver pessoas.
• É um investimento de longo prazo em alta performance.
• Obtém o melhor das pessoas nos negócios.
• Proporciona um melhor trabalho em equipe.
• Melhora a relação custo-beneficio para alocar recursos no local certo para as pessoas que precisam dele.

O Coaching mantém os empregados chave e evita:
• O custo do re-treinamento.
• A perda do conhecimento da empresa para competidores.
• A queda na produtividade com perdas de pessoas.

Fontes de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coaching
http://www.guiarh.com.br/PAGINA22D.htm
http://vocesa.abril.com.br/aberto/voceemevolucao/pgart_04_12082004_46170.shl
http://www.maguiguimaraes.com.br/


Um grande abraço a todos!
Até semana que vem!!!

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