sexta-feira, 30 de maio de 2008

PRINCÍPIO 90/10 - Stephen R. Covey

Por Luisa Monteiro

Durante essa semana recebi um email que falava do príncipio 90/10 de Stephen R. Covey, achei o conteúdo muito interessante, mas como era uma mensagem em Power Point fiquei curiosa para saber de onde havia sido tirado tal texto, fui em busca na internet e através de várias pesquisas descobri que em todos os sites o texto é o mesmo, inclusive os exemplos.

Porém não contente em simplesmente copiar um texto, busquei algumas informações adicionais para passar pra vocês.

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".
(Fernando Pessoa)


Stephen R. Covey (Nascido em 24 de Outubro de 1932 em Salt Lake City, Utah) é autor do best seller de auto-ajuda, Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, como também outros livros (Primeiro o mais importante, Liderança Baseada em Princípios, O 8º Hábito - Da Eficácia À Grandeza, dentre outros). Os Sete Hábitos, o livro mais vendido de Covey, foi um sucesso tremendo, vendendo mais de 15 milhões de cópias. Neste livro,Covey argumenta contra o que ele chama "A Ética da Personalidade", algo que ele vê como prevalecentes em muitos livros modernos de auto-ajuda. Ele, ao contrário, promove o que ele chama de "A Ética do Caráter" que é largamente baseado em princípios e código de conduta. O Princípio 90/10 é uma consideração feita por Stephen R. Covey, socio fundador da Franklin Covey e especialista em Liderança que faz essa reflexão em relação a Inteligência Emocional e traz um título interessante no seu Best Seller - Lições Poderosas para a Transformação Pessoal - Os sete hábitos das pessoas eficazes. Essa visão útil como auto-ajuda para enfrentar os problemas emocionais do dia-a-dia, quer dizer que nos realmente concentramos mais no cotidiano reagimos o emocional funciona como uma balança que pende mais para nossas reações às situações que com nosso controle sobre nos mesmos.

Que princípio 90/10 é este?
Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.

O que isto quer dizer?
Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%.

Como?
Com sua reação.

Exemplo:
Você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.
Então, você se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal.
Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. Você tem de levar sua filha, de carro, pra escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 min de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você.
Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com você.

Porquê?
Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã.

Pense: porquê seu dia foi péssimo?
A) por causa do café?
B) por causa de sua filha?
C) por causa de sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua causa?

A resposta correta é a E.
Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim.

O café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar. Então, você diz a ela, gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, dando adeus com a mão.

Notou a diferença?
Duas situações iguais, que terminam muito diferente.

Por quê?
Porque os outros 90% são determinados por sua reação.

Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10:
Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos te afetem..
Reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado.
Como reagir a alguém que te atrapalha no trânsito?
Você fica transtornado?
Golpeia o volante?
Xinga?
Sua pressão sobe?
O que acontece se você perder o emprego?
Por quê perder o sono e ficar tão chateado?

Isto não funcionará.
Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho. Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia. Por quê manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora as coisas.

Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o.
Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo.

"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre".
(Charles Chaplin)

Milhares de pessoas estão sofrendo de um stress que não vale a pena, sofrimentos, problemas e dores de cabeça. Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10.
Você pode mudar a sua vida!
A escolha de como reagir aos acontecimentos é totalmente nossa.
Atitude é tudo!

Veja aqui dois exemplos de atitudes que encontrei na internet:

Exemplo 01:
Uma criancinha de 03 anos de idade pega a chave do carro do pai e rabisca toda a sua lataria, depois vem correndo chama o Papai e diz: olha pai o desenho que eu fiz pra você. O pai ao contemplar aquilo, tem um ataque de fúria e parte para cima da criança, arrasta-a para dentro de casa em sacolejos, para depois aplicar-lhe duros golpes de palmatórias em suas mãozinhas.O ataque foi tão brutal que rompem-se os ligamentos dos nervos e a criança é levada a um Hospital. A fúria por ter sido tamanha Compromete toda estrutura óssea a ponto dos médicos amputarem os dois bracinhos, ao chegar em casa com os dois cotoquinhos enfaixados a criança sorrindo olha para o pai e diz: papai quando meus bracinhos crescerem de novo eu vou te dar um carro de presente. O pai desesperado abraça o filho e chora desconsolado.

Exemplo 02:
Um homem acordou certa manhã, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça. Bom, ele disse, acho que vou pentear meus cabelos como de costume. Assim ele fez e teve um dia maravilhoso. No dia seguinte, ele acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça. Humm, ele disse, acho que vou partir meu cabelo no meio hoje. Assim ele fez e teve um dia magnífico. No dia seguinte, ele acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça. Bem, ele disse, hoje vou jogar meu cabelo para um lado só. Assim ele fez e teve um dia divertido. No dia seguinte, ele acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça. Yeah! ele exclamou, não tenho que pentear meu cabelo hoje!


O que podemos tirar de lição de tudo isso?


"Nunca é tarde para tentar ter paciência com os impasses do dia a dia".


Até a próxima!!!

Fiquem todos com DEUS!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

AUTO-ESTIMA

Por Luisa Monteiro


Ao levantarmos todos os dias da cama para enfrentar mais um dia de trabalho ou de lazer necessitamos estar de bem com a vida, de bem conosco, para que nossa força interior nos impulsone a seguir em frente sem hesitar, acreditando sempre na nossa capacidade de agir em todos os momentos e em todas as ocasiões. Precisamos estar com nossa auto-estima elevada, mas daí surge um questionamento: O que é auto-estima então? Vamos tentar responder, como diria um personagem bem conhecido da minha infância Chapolin Colorado: Sigam-me os bons!


Auto-estima é a opinião e o sentimento que cada um tem por si mesmo, é a capacidade de sentirmos a vida, estando de bem com ela. É: a confiança em nosso modo de pensar e enfrentar os problemas e o direito de ser feliz, precisamos ter a sensação de que somos merecedores de nossas necessidades, desejos e desfrutar os resultados de nossos esforços. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si mesmo.

"O mais importante para o homem é crer em si mesmo. Sem esta confiança em seus recursos, em sua inteligência, em sua energia, ninguém alcança o triunfo a que aspira".
(Thomas Atkinson)

Acontece que para estarmos com nossa auto-estima em funcionamento dentro da normalidade de cada ser humano, precisamos também de auto-conhecimento e auto-confiança, sem eles será um pouco difícil manter nossa auto-estima elevada.

Como você se vê diante de um espelho? Boa pergunta não é? Pois bem, nós seres humanos somos críticos por natureza, sempre encontramos alguma coisa que achamos que precisa ser mudada, nunca estamos contentes com o que somos e com o que adquirimos, até aí tudo bem, eu até entendo, pois estamos sempre em busca de aprender um pouco mais, se estivéssemos satisfeitos com tudo, não nos daríamos o trabalho de tentar mudar e estagnaríamos no tempo. Acontece, que nem sempre é assim, muitos de nós nunca estão satisfeitos com nada, reclamam de tudo, nesse caso uma sugestão: Será que você confia realmente em você? Será que você já parou um pouquinho para tentar entender a você próprio? Estamos o tempo todo estudando e aprendendo sobre "os outros", como lidar com os outros e estamos esquecendo da pessoa principal que somos nós. Pense um pouquinho sobre o que acabei de escrever, reflita um pouco sobre o que você realmente sabe sobre você mesmo, vale a pena tentar, isso eu lhe garanto, me surpreendi ao aprender a me conhecer e ganhei muito com isso.

"É preciso impor a si mesmo algumas metas para se ter a coragem de alcançá-las".
(Benito Mussolini)

Busquei na internet algumas dicas e veja o que consegui em uma matéria escrita pela psicóloga clínica com abordagem jungiana Rosemeire Zago:
Ela comenta que a auto-estima começa a se formar na infância. A partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança pode-se alimentar ou destruir a autoconfiança. Auto-estima baixa geralmente está relacionada a falsos valores. Crença que é necessária aprovação da mãe ou pai.

E que as características da baixa auto-estima são:
- insegurança
- inadequação
- perfeccionismo
- dúvidas constantes
- incerto do que se é
- sentimento vago de não ser capaz de realizar nada >> depressão
- não se permite errar
- necessidade de: agradar aprovação ou reconhecimento

Rosemeire cita também o que influencia na redução da auto-estima:
- críticas e autocríticas
- culpa
- abandono
- rejeição
- carência
- frustração
- vergonha
- inveja
- timidez
- insegurança
- medo
- humilhação
- raiva
- e, principalmente: perdas e dependência (financeira e emocional)
Para ela, para elevar a auto-estima é preciso:
- autoconhecimento
- manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho)
- identificar as qualidades e não só os defeitos
- aprender com a experiência passada
- tratar-se com amor e carinho
- ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança)
- manter diálogo interno
- acreditar que merece ser amado(a) e é especial
- fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.

Além de tudo isso, confira alguns resultados da auto-estima elevada, segundo Rosemeire:
- mais à vontade em oferecer e receber elogios, expressões de afeto
- sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem
- harmonia entre o que sente e o que diz
- necessidade de aprovação diminui
- maior flexibilidade aos fatos
- autoconfiança elevada
- amor-próprio aumenta
- satisfação pessoal
- maior desempenho profissional
- relações saudáveis
- paz interior


Acredito fielmente que existe um ser humano especial necessitando muito da sua atenção diária e, que tem ficado um pouco esquecido diante de tantos outros assuntos que requerem o seu tempo integral, essa pessoa eu lhe garanto, não pode mais ficar renegado a um segundo plano, ela necessita de sua máxima dedicação para que ela cresca junto com a sua força interior que está escondida dentro de você, você ainda tem alguma dúvida de que essa pessoa tão maravilhosa é VOCÊ? Pois, eu não tenho mais a menor dúvida, assim como eu tenho plena certeza de a partir desse momento ela será sua prioridade sempre.



Cuide-se!!!

Você é muito ESPECIAL para mim.




Seja Sempre Você

Não espere um sorriso para ser gentil.
Não espere ser amado para amar.
Não espere ficar sozinho para reconhecer o valor de quem está do seu lado.
Não espere ficar de luto para reconhecer quem hoje é importante para você.
Não espere a queda para lembrar-se do conselho.
Não espere a enfermidade para reconhecer quão frágil é a vida.
Não espere ter dinheiro aos montes para então contribuir.
Não espere por pessoas perfeitas para então se apaixonar.
Não espere a mágoa para pedir perdão.
Não espere a separação para buscar a reconciliação.
Não espere elogios para acreditar em si mesmo.
Não espere a dor para acreditar em oração.
Não espere o dia de sua morte sem antes amar a vida!
Seja sempre você, autêntico e único!
(Autor desconhecido)

sexta-feira, 16 de maio de 2008

A ARTE DE SORRIR

Por Luisa Monteiro
Você já percebeu como é sincero e contagiante um sorriso de uma criança?
Já aconteceu com você de estar magoado, chateado ou até mesmo com raiva de algo ou de alguém e de repente, uma criança se aproximar de você com um sorriso largo ou até mesmo com uma daquelas gargalhadas contagiantes que só elas sabem dar e você por um instante esquecer do que sentia e rir junto com ela? Não?
Pois, comigo aconteceu e foi a partir de então que aprendi a sorrir mais, por isso hoje resolvi falar um pouco da arte de sorrir, me acompanha nesta postagem e veja do que um sorriso é capaz.
"A pessoa que sorri desenvolve sua habilidade de dar e receber amor. Leva uma vida saudável e feliz e será sempre lembrada com saudade".
(Katia Stringueto)

Há alguns anos atrás, ouvi um comentário de uma colega de faculdade em que ela dizia:

Você sabia que quando sorrimos fazemos inúmeros músculos da face se exercitarem? E que ao sorrir o número de músculos que entram em atividade é bem maior do que quando choramos?

Foi então que pensei: Deus pensa em tudo mesmo! Quando é que algum pai quer ver seu filho chorando, resmungando, reclamando? NUNCA!!! O que os pais mais querem ver em seus filhos é um bom e gostoso sorriso estampado em seu rosto, e foi nesse momento que Deus em sua sapiência fez o sorriso atuar em nosso organismo de forma extremamente positiva.

Você sabia que os taoístas ensinavam os seus seguidores a sorrir para si mesmo? E sabe porquê? Porque o sorrir para si mesmo, o sorriso interior, garante saúde, felicidade e uma vida mais longa, segundo eles.

Lembro que li numa edição publicada em 2003 da revista Bons Fluidos, uma reportagem em que eram abordados os benefícios que o bom humor, através do sorriso, traz ao ser humano, lembrando dessa matéria fiz uma busca na internet para demonstrar pra você porque sorrir é tão importante.

Uma pessoa que costuma não sorrir, geralmente passa a impressão de que tenta de alguma forma manter uma feição sombria, como também passa a adotar uma abordagem demasiada séria da vida e por último a pessoa se desintegra por falta de amor. Normalmente, uma pessoa que não sorri perde sua luz, é constantemente acompanhada de úlceras e outros distúrbios orgânicos, além de ter baixa resistência a dor. Quando conseguirmos sorrir com nossos órgãos internos e sistema nervoso seriamente, vamos perceber a diferença. Uma pessoa alegre está sempre associada a felicidade, à saúde. Uma pessoa carrancuda, a tristeza e a doença.



É SÉRIO! Bom Humor faz bem a Saúde.
O que uma exuberante gargalhada contém? A ciência quis saber.
Nessa empreitada, primeiro percebeu e depois comprovou que o riso não só transmite alegria de pessoa para pessoa como também melhora a saúde delas.O mais recente estudo aconteceu na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. Os pesquisadores verificaram que a ativação de uma determinada região do cérebro associada a emoções negativas enfraquece a imunidade dos pacientes. Quem é mais triste apresenta uma atividade maior na parte frontal direita do córtex cerebral. Isso mexe com os neurotransmissores, as substâncias produzidas e liberadas ali, e reduz a produção de células de defesa do organismo. Em contrapartida, pessoas que tendem a olhar o lado positivo das coisas, nas quais o lado esquerdo do cérebro fica mais ativado, apresentam uma melhora na capacidade imunológica.O bom humor é, então, uma forma descontraída de prevenir gripes e resfriados. E ainda um fortificante quando se fala em aids, câncer e problemas de coração. Um levantamento da Universidade de Maryland, também nos EUA, descobriu que sorrir influencia o músculo cardíaco: segundo o estudo, infartados apresentam 40% menos tendência a rir do que homens saudáveis da mesma idade.Em outra pesquisa, desta vez no Brasil, realizada no Instituto Nacional do Câncer, a enfermeira Maria Helena Amorim, atual professora da Universidade Federal do Espírito Santo, constatou que mulheres com câncer de mama que enfrentam a doença com otimismo produzem mais de uma substância positiva no próprio sangue: há aumento de células natural killers, um tipo capaz de eliminar células tumorais. “Os exames de sangue comprovam que, no grupo de mulheres que receberam ajuda de terapeutas para relaxar e enfrentar a doença com otimismo, o índice dessas células poderosas chegou a 19%”, informa a pesquisadora. Entre as mulheres que não receberam essa ajuda, o índice ficou em 8,5%.“Em pacientes soropositivos e com câncer, a falta de esperança é um obstáculo sério ao tratamento. Costumo dizer que é como tentar empurrar um carro brecado: não funciona. O otimismo, por outro lado, faz tolerar melhor os medicamentos e os efeitos colaterais”, observa o infectologista Arthur Timmerman, de São Paulo. (http://bonsfluidos.abril.com.br/livre/canal3e.shtml)

Porém, tenho que reconhecer que estar sempre com um sorriso no rosto não é tão fácil assim, principalmente nos dias atuais em que ao entrarmos na internet, ligar o rádio ou assistir a televisão nos deparamos com informações trágicas, como violência, miséria, fraudes, e outras mais. Em nosso dia-a-dia encontramos mais motivos para nos entristecermos do que para sorrirmos. Acontece, que somos responsáveis pelos nossos atos, pela nossa vida. A escolha de viver entristecido ou alegre está em nossas mãos.
Lembra daquela estorinha do incêndio na floresta em que o pobre passarinho deu várias viagens do mar para a floresta levando apenas uma gota d'água em seu pequeno bico para tentar apagar o incêndio? Lembra do que os animais disseram? - Desiste, passarinho, o fogo é muito maior que essa gota d'água que você traz e o passarinho respondeu com sabedoria: - Vocês tem razão, mas pelo menos estou fazendo a minha parte! Essa estória sempre me faz refletir que tudo aquilo que desejamos ser ou ter só depende de nós mesmos.
E então? Ainda está disposto a aprender como colocar um belo sorriso no rosto?
Veja o que consegui pra você nas minhas pesquisas:
Hábitos que ativam o otimismo
Três atitudes ajudam a ampliar a cota de bom humor.
1. Dormir bem. A privação do sono eleva a agressividade.
2. Atividade física. Estimula a liberação de endorfinas, um tipo de neurotransmissor associado ao bem-estar. “Pode ser natação, ioga, caminhada. Só não vale ser algo competitivo, que estresse ainda mais”, sugere a psiquiatra Alexandrina Meleiro.
3. Alimentação rica em fibras e nutrientes. “Quem está com o intestino preso fica intoxicado e de mau humor”, frisa Célia Mara Melo Garcia, nutricionista e iridóloga, de São Paulo. Além disso, os alimentos certos servem de matéria-prima para a produção de parte da serotonina – fundamental na química do bom humor. Entre eles estão:
• Soja – Uma pesquisa recente provou que o grão contém moléculas que participam da formação da serotonina – substância responsável pela sensação de bem-estar.
• Carnes magras, peixes, nozes e leguminosas – Fontes de triptofano, facilitador da produção de serotonina, neurotransmissor do bem-estar.
• Banana e castanha-do-pará – Contêm vitamina B6, que colabora para o bem-estar.
• Manga – Alimentos amarelos, como essa fruta, são ricos em magnésio, outro mineral envolvido na regulação da serotonina, relaxante produzido pelo cérebro.
• Leite e iogurte desnatados e queijos magros – Ricos em cálcio, fundamental para a liberação de neurotransmissores, como a serotonina.
Mas além de mudar os hábitos para aprender a sorrir mais, também temos que ter motivos pra sorrir, afinal não quero aqui fazer com que você vire uma pessoa que ri o tempo inteiro, nem a hiena seria capaz de um malabarismo desse. A minha intenção ao escolher esse tema é chamar a sua atenção para um assunto que muitas vezes passa despercebido na nossa maratona chamada: VIDA.
Veja algumas dicas que consegui pra você:
Motivos para sorrir
Para cultivar seu senso de humor:
• Liste as coisas de que você mais gosta e considere seriamente a possibilidade de colocá-las em prática.
• Lembre do que você fazia com prazer na infância. O que o fazia ficar horas absorto? Ler, olhar as estrelas, assistir um jogo...
• Perceba as atividades divertidas que pratica durante o dia. Jantar fora com um amigo, fazer amor, brincar com o cachorro, cozinhar. Observe como a alegria custa pouco.
• Tudo tem sua parte divertida e outra nem tanto. Só não deixe o que é divertido ficar escondido.
• Brincar é tão natural quanto respirar, sentir, pensar. Autorize-se.
• Tente caminhar por um quarteirão observando quantos sorrisos encontra pela frente. Depois, faça o mesmo percurso sorrindo e comprove que rir é contagioso.
Esse tema é muito abrangente, por isso não quero me estender mais, quem sabe em uma outra postagem a gente possa se aprofundar um pouco mais. Fico por aqui deixando uma bela mensagem pra você!
O SORRISO

O Sorriso é uma conseqüência direta da felicidade.O Sorriso é a expressão mais bonita que o ser humano tem.
O Sorriso embeleza qualquer pessoa,independente de sua aparência.
O Sorriso nos trás forças e esperançaspara lutarmos contra todos os empecilhos.O Sorriso é universal, tem reflexos por toda parte.
Quando Sorrimos, mostramos que estamos felizes,de bem com a vida; mostramos que temos esperançae que não nos deixaremos levar pelos problemas.
Quando Sorrimos passamos a nossa alegria para quem nos ama,e não damos prazer para quem quer nos ver chorar.
Portanto, SORRIA SEMPREpara que o amor que está em Você, BRILHE.
(Cris Iris)



Sempre que for possível: SORRIA!!!

sábado, 10 de maio de 2008

MÃE

Por Luisa Monteiro



Ao decidir qual o assunto que postaria essa semana aqui no Blog me fiz o seguinte questionamento: Qual será no dicionário o significado para a palavrinha tão requisitada no dia-a-dia da maioria das mulheres: mãe?
Descobri a través da wikipédia que mãe é o título que se dá à genitora de alguém. É a pessoa do sexo feminino que gera uma vida em seu útero como conseqüência de fertilização ou que adota uma criança, que por alguma razão não pôde ficar com seus pais. É também o equivalente feminino do pai.
Mãe também é, para todos os efeitos, aquela pessoa do sexo feminino que adota, cria, e cuida de uma criança gerada por outrem.
Acontece que achei simples demais esse significado, para quem tem ou já teve uma mãe e para aquelas que já são mães sabemos que o significado da palavra é bem maior, continuei a pesquisar e encontrei uma frase mais coerente e mais próxima do verdadeiro sentido de ser mãe:

"Mãe: Palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força, coragem e sabedoria".
(autor desconhecido)

Até aí, tudo bem, comecei a ser convencida do real significado da palavra mãe. Acontece que um outro questionamento surgiu: Porque comemoramos o dia das mães? E, encontrei a resposta:

A história da criação do Dia das Mães começa nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. Foi lá que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.
A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano. Ann Marie tinha almejado um feriado especial para honrar as mães.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.

Mas Anna não foi a primeira a sugerir a criação do Dia das Mães. Antes dela, em 1872, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um encontro de mães dedicado à paz. (Terra)

Posso escrever diversas linhas sobre significados, porém nada exprime uma sensação como a de ser mãe, só quem é, sabe o que realmente significa. Daí lembrei daquelas mulheres que ainda não são mães, então pedi inspiração a Deus para tentar passar a elas um pouco do gostinho de ser verdadeiramente mãe e de repente me veio uma vontade imensa de falar um pouco como me sinto como mãe, pode não ser o que todas as mães sentem ou são, mas será o mais verdadeiro que poderei escrever.
Bem, nada nesse mundo consegue exprimir a dimensão do sentimento, ele começou a brotar no momento em que soube que estava grávida. Nooooossa! Me bateu um medo ao pensar que não daria conta de cuidar de um serzinho tão frágil, tão dependente, depois as preocupações com fraldas, banho, suquinho vão dando lugar aos ensinamentos para aprender a andar, a falar e a obedecer. Logo, logo o tempo passa tão rápido dando vazão às curiosidades, criatividades e a preocupação com alimentação, educação, obediência começam a tomar conta dos meus pensamentos. Ao passar o tempo comecei a ver meus bebês crescerem rapidamente. Um dia me surpreendi fazendo alguns questionamentos a mim mesma: Será que sou uma boa mãe? Será que tenho educado meus filhos de uma maneira saudável? O que será que eles pensam a respeito da mãe deles? E, percebi que não preciso me questionar tanto, pois meus filhos serão sempre meus bebês, minhas jóias raras, meus tesouros. Posso estar presente, ausente, distante ou até mesmo perto sei que meu lugar é dentro de cada coraçãozinho pertencente a eles.
Sabe o que posso tirar de conclusão disso tudo? É que não importa a forma pela qual você se tornou mãe, importa sim os filhos que você teve, adotou, ganhou ou recebeu, isto é, que cuidou de forma corajosa, carinhosa, humilde, disposta, alegre, sensata, digna.
Mãe pra mim é alguém excepcional, que estará sempre ao lado de seu filho e que jamais deixará de se preocupar, cuidar ou zelar por ele.

A todas as mães, tias-mães, avós-mães, madrinhas-mães, irmãs-mães e mães de direito o meu mais respeitoso: PARABÉNS!!! E um maravilhoso dia das mães com cada filho dentro do seu coração de tamanho infinito.

domingo, 4 de maio de 2008

ELEGÂNCIA

Por Luisa Monteiro




“Eu vejo um novo começo de era / De gente fina, elegante e sincera” (Tempos Modernos, Lulu Santos)


O que é Elegância?

No dicionário:

  • Graça, distinção nas formas, nas maneiras, nos trajes: elegância de porte, de vestes; apresentar-se com.

  • Arte de escolher as palavras: falar, escrever com elegância;

  • Elegância de estilo.

Mas, e na prática do nosso dia-a-dia?
Vamos ver, você já foi chamado (a) a atenção por alguém em algum lugar e, de repente, deu uma vontade louca de falar: Noooossa, que pessoa elegante!!!
E pra você o que significa ser uma pessoa elegante?
Um pouco difícil explicar o conceito não é?
Bom, minha curiosidade vai além do que é difícil, fui às pesquisas e veja o que encontrei:




"Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir".


(Paul Valéry)


"Na elegância verdadeira não são as coisas o que importam, mas as pessoas que as possuem. Ser elegante é dar o melhor de si mesmo".


(Bia Kawasaki)


A Palavra elegância está impregnada no nosso dia-a-dia, quer ver? Você precisa de elegância ao tratar as pessoas que o cercam, ela pode estar presente quando você é apresentado a novos contatos, você necessita dela ao vestir-se, para lidar com clientes, para manter relacionamentos.
A elegância está ligada a moda, a educação, a cultura. A elegância é inerente ao ser humano que a detém.
Porém a palavra em si tem um sentido deveras amplo, mas pude perceber que a elegância é um dom intrínseco do ser humano, porém eu seria dura demais se dissesse que não pode ser aprendida.


Acontece que aprender a ser elegante tem haver com a sua índole, com o seu caráter, com a sua personalidade. Não é tão simples dizer: vou aprender, pois para ser elegante, é necessário ao menos saber pensar mais nos outros e não só em si mesmo, é preciso aprender a ceder de vez em quando e, por conseqüência ter alguns atributos necessários, como: carisma, humildade, vontade, humanidade, delicadeza.

Veja o texto a seguir:


A Elegância do Comportamento

Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.
É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.
É uma elegância desobrigada.
É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam.
Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca.
É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas.
Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.
Oferecer flores é sempre elegante.
É elegante não ficar espaçoso demais.
É elegante, você fazer algo por alguém , e este alguém jamais saber o que você teve que se arrebentar para o fazer...
É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro.
É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.
É elegante retribuir carinho e solidariedade.
É elegante o silêncio, diante de uma rejeição...
Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do Gesto.
Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante.
É elegante a gentileza,.atitudes gentis falam mais que mil imagens...
...Abrir a porta para alguém...é muito elegante (Será que ainda existem
homens assim?)...
...Dar o lugar para alguém sentar...é muito elegante...
...Sorrir, sempre é muito elegante e faz um bem danado para a alma...
...Oferecer ajuda...é muito elegante...
...Olhar nos olhos, ao conversar é essencialmente elegante...
Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural pela observação, mas
tentar imitá-la é improdutivo.
A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que "com amigo não tem que ter estas frescuras".
Se os amigos não merecem uma certa cordialidade, os desafetos é que não irão desfrutá-la.
Educação enferruja por falta de uso.
E, detalhe: não é frescura.
(Toulouse Lautrec )




Quando falamos em elegância, temos a tendência de confundi-la com saber vestir ou com boas maneiras, levando o significado da palavra mais para o lado da moda. Pudemos ver no texto de Lautrec que, elegância está mais voltada para a convivência humana.


“Precisamos de elegância, porque precisamos dos outros. A elegância é fundamental para as relações humanas”.

( Franco Oliveira)


Uma pessoa elegante se difere das demais em suas opiniões, critérios, gostos, preferências, ou seja, através de tudo aquilo que forma a sua maneira de pensar e que pode exteriorizar através de suas expressões ao andar, falar, ouvir e gesticular.
Nosso comportamento traduz o que verdadeiramente somos, (a não ser que exista alguém que viva 24 horas por dia mascarando o que é verdadeiramente por dentro) a elegância é algo que traduz simplicidade, maestria, delicadeza.
A elegância não se dá apenas no ato de vestir um vestido maravilhoso ou colocar alguns acessórios ou até mesmo usar alguns cosméticos. Se uma pessoa tem uma personalidade vulgar, não terá como improvisar uma elegância ao se adornar de maneira correta, por que na realidade a elegância surge do nosso espírito.



“Homens e mulheres experientes em humanidade levam a sério as vidas alheias e querem ser o consolo e o apoio dos outros e sem carinho, a delicadeza não existe, porque é precisamente o amor quem inventa as mil maneiras de tornar a vida fácil (e prazerosa) de ser vivida: um sorriso diante de uma adversidade, um calar-se diante de uma afronta repentina ou diante de uma calúnia, uma esposa que se arruma com esmero (sem esquecer-se do batom), a espera de seu marido que retorna ao lar, um trabalho bem executado e finalizado, um elogio que não ficou à margem do coração... Isto sim é elegante!” (Bia Kawasaki)

Conversor de Moedas:

Conversor de Moedas:
Clique no mapa.