sexta-feira, 30 de maio de 2008

PRINCÍPIO 90/10 - Stephen R. Covey

Por Luisa Monteiro

Durante essa semana recebi um email que falava do príncipio 90/10 de Stephen R. Covey, achei o conteúdo muito interessante, mas como era uma mensagem em Power Point fiquei curiosa para saber de onde havia sido tirado tal texto, fui em busca na internet e através de várias pesquisas descobri que em todos os sites o texto é o mesmo, inclusive os exemplos.

Porém não contente em simplesmente copiar um texto, busquei algumas informações adicionais para passar pra vocês.

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".
(Fernando Pessoa)


Stephen R. Covey (Nascido em 24 de Outubro de 1932 em Salt Lake City, Utah) é autor do best seller de auto-ajuda, Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, como também outros livros (Primeiro o mais importante, Liderança Baseada em Princípios, O 8º Hábito - Da Eficácia À Grandeza, dentre outros). Os Sete Hábitos, o livro mais vendido de Covey, foi um sucesso tremendo, vendendo mais de 15 milhões de cópias. Neste livro,Covey argumenta contra o que ele chama "A Ética da Personalidade", algo que ele vê como prevalecentes em muitos livros modernos de auto-ajuda. Ele, ao contrário, promove o que ele chama de "A Ética do Caráter" que é largamente baseado em princípios e código de conduta. O Princípio 90/10 é uma consideração feita por Stephen R. Covey, socio fundador da Franklin Covey e especialista em Liderança que faz essa reflexão em relação a Inteligência Emocional e traz um título interessante no seu Best Seller - Lições Poderosas para a Transformação Pessoal - Os sete hábitos das pessoas eficazes. Essa visão útil como auto-ajuda para enfrentar os problemas emocionais do dia-a-dia, quer dizer que nos realmente concentramos mais no cotidiano reagimos o emocional funciona como uma balança que pende mais para nossas reações às situações que com nosso controle sobre nos mesmos.

Que princípio 90/10 é este?
Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.

O que isto quer dizer?
Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%.

Como?
Com sua reação.

Exemplo:
Você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.
Então, você se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal.
Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. Você tem de levar sua filha, de carro, pra escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 min de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você.
Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com você.

Porquê?
Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã.

Pense: porquê seu dia foi péssimo?
A) por causa do café?
B) por causa de sua filha?
C) por causa de sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua causa?

A resposta correta é a E.
Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim.

O café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar. Então, você diz a ela, gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, dando adeus com a mão.

Notou a diferença?
Duas situações iguais, que terminam muito diferente.

Por quê?
Porque os outros 90% são determinados por sua reação.

Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10:
Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos te afetem..
Reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado.
Como reagir a alguém que te atrapalha no trânsito?
Você fica transtornado?
Golpeia o volante?
Xinga?
Sua pressão sobe?
O que acontece se você perder o emprego?
Por quê perder o sono e ficar tão chateado?

Isto não funcionará.
Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho. Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia. Por quê manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora as coisas.

Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o.
Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo.

"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre".
(Charles Chaplin)

Milhares de pessoas estão sofrendo de um stress que não vale a pena, sofrimentos, problemas e dores de cabeça. Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10.
Você pode mudar a sua vida!
A escolha de como reagir aos acontecimentos é totalmente nossa.
Atitude é tudo!

Veja aqui dois exemplos de atitudes que encontrei na internet:

Exemplo 01:
Uma criancinha de 03 anos de idade pega a chave do carro do pai e rabisca toda a sua lataria, depois vem correndo chama o Papai e diz: olha pai o desenho que eu fiz pra você. O pai ao contemplar aquilo, tem um ataque de fúria e parte para cima da criança, arrasta-a para dentro de casa em sacolejos, para depois aplicar-lhe duros golpes de palmatórias em suas mãozinhas.O ataque foi tão brutal que rompem-se os ligamentos dos nervos e a criança é levada a um Hospital. A fúria por ter sido tamanha Compromete toda estrutura óssea a ponto dos médicos amputarem os dois bracinhos, ao chegar em casa com os dois cotoquinhos enfaixados a criança sorrindo olha para o pai e diz: papai quando meus bracinhos crescerem de novo eu vou te dar um carro de presente. O pai desesperado abraça o filho e chora desconsolado.

Exemplo 02:
Um homem acordou certa manhã, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça. Bom, ele disse, acho que vou pentear meus cabelos como de costume. Assim ele fez e teve um dia maravilhoso. No dia seguinte, ele acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça. Humm, ele disse, acho que vou partir meu cabelo no meio hoje. Assim ele fez e teve um dia magnífico. No dia seguinte, ele acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça. Bem, ele disse, hoje vou jogar meu cabelo para um lado só. Assim ele fez e teve um dia divertido. No dia seguinte, ele acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça. Yeah! ele exclamou, não tenho que pentear meu cabelo hoje!


O que podemos tirar de lição de tudo isso?


"Nunca é tarde para tentar ter paciência com os impasses do dia a dia".


Até a próxima!!!

Fiquem todos com DEUS!

Um comentário:

Sandra Lopes disse...

Olá Luisa! Estava procurando uma imagem no google e achei o seu blog.Adorei seus textos. Adorei!!
Parabéns pelo seu trabalho.
Beijos
Sandra

Conversor de Moedas:

Conversor de Moedas:
Clique no mapa.